Cursos Campus de Jequié









Licenciatura em Química

Forma professores para o Ensino Médio, sensíveis para a investigação e busca de soluções de questões relacionadas a química, sem perder de vista o contexto sociocultural e tecnológico, a fim de implementar na Educação uma pratica transformadora.

O curso é noturno e disponibiliza 40 vagas para o primeiro período letivo. Tem duração de 9 semestres e é reconhecido pelo Decreto Estadual nº 9.616, publicado no Diário Oficial do Estado de 13/11/05.








Licenciatura em Matemática (com enfoque em informática)

Forma profissionais com sólidos conhecimentos em Matemática Pura e Aplicada, bem como destaca a importância do computador como ferramenta tecnológica e facilitadora da relação ensino-aprendizagem  na educação matemática. O licenciado em Matemática com enfoque em informática pode ampliar o seu campo de atuação nas escolas de nível fundamental e nível médio, por meio de atividades em laboratórios de informática e em cursos básicos de linguagem de programação e softwares matemáticos para alunos.

O curso é noturno e disponibiliza 40 vagas para o segundo período letivo . Possui duração de 8 semestres e é reconhecido pelo Decreto Estadual nº 9.618, publicado no Diário Oficial do Estado de 3/11/05.







Bacharelado em Sistemas de Informação

Forma profissionais da área de Computação e Informática para atuação em pesquisa, gestão, desenvolvimento, uso e avaliação de tecnologias de informação aplicadas nas organizações. Propiciar formação em Ciência da Computação, Matemática e Sistemas de Informação, formação tecnológica, formação complementar com ênfase no estudo das organizações, formação humanística  e formação suplementar.

O curso é diurno e disponibiliza 30 vagas para o primeiro período letivo. Possui duração de 8 semestres e é autorizado pela Resolução Consepe/UESB nº 31/2005, publicada no Diário Oficial do Estado de 8/8/05.

Bacharelado em Fisioterapia

Forma profissionais para executar métodos e técnicas fisioterapêuticas, cujas finalidades são de restaurar, desenvolver e conservar a capacidade física do paciente. A partir do diagnóstico clínico e da indicação fisioterapêutica, o profissional avalia o cliente, prescreve e planeja o tratamento, estabelece os métodos, técnicas e recursos apropriados a cada caso.

O curso é diurno e disponibiliza 50 vagas, sendo metade para o primeiro período letivo e a outra metade para o segundo. Possui duração de 10 semestres e é reconhecido pelo Decreto Estadual nº 9.362/2005, publicado no Diário Oficial do Estado de 10/3/05.

Licenciatura em Educação Física

Forma profissionais para atuar na pré-escola, no ensino fundamental, no ensino médio e na educação superior, possibilitando, ainda, a aquisição de conhecimentos genéricos na área não-formal (academias, condomínios, associações desportivas, clubes, centros sociais urbanos, clínicas, etc.). O curso é voltado para o campo da produção científica e desenvolvimento da capacidade crítico-reflexiva do cidadão acerca dos problemas que permeiam a educação ao longo de sua existência.

O curso é diurno e disponibiliza 40 vagas para o primeiro período letivo. Tem duração de 8 semestres e é reconhecido pelo Decreto Estadual nº 8.565/2003, publicado no Diário Oficial da União de 15/6/03.







Licenciatura em Ciências Biológicas

Forma biólogos que, independente da opção pela licenciatura ou bacharelado, tenha embasamento teórico da Biologia e capacidade técnico-científica, aliados a uma postura ética e visão sociopolítico-econômica, a fim de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população.

O curso disponibiliza 20 vagas para o turno matutino e 30 para o noturno, ambos com entrada no primeiro período letivo. Possui duração de 8 semestres e é reconhecido pelo Decreto Estadual nº 9.523 , publicado no Diário Oficial do Estado de 24/8/05.







Bacharelado em Ciências Biológicas (com ênfase em Genética e Ecologia de Águas Continentais)

Disponibiliza 10 vagas para ênfase em Genética e 10 vagas para ênfase em Ecologia de Águas Continentais. A opção pela área será feita pelo aluno no terceiro semestre do curso. Havendo demanda superior ao número de vagas estabelecido para qualquer uma das áreas, proceder-se-á a um processo seletivo, mediante análise do desempenho acadêmico em disciplinas com correlatas com a área escolhida. 

Ambos os cursos são matutinos, tem duração de 8 semestres e são reconhecidos pelo Decreto Estadual nº 9.523, publicado no Diário Oficial do Estado de 24/8/05.







Bacharelado em Enfermagem

Forma o enfermeiro com ênfase na qualificação clínica, epidemiológica, técnica e ética, de modo a permitir o exercício profissional tanto nas áreas assistenciais (propedêutica e terapêutica) quanto nas áreas administrativa, educativa e de investigação, com capacidade profissional para inserção no mercado de trabalho, considerando as demandas e necessidades prevalecentes e prioritárias da população, conforme quadro epidemiológico do país/região, onde irá atuar.

O curso é diurno e disponibiliza 50 vagas para o primeiro período letivo. Possui duração de 9 semestres e é reconhecido pela Portaria Ministerial nº214/89, publicada no Diário Oficial da União de 24/4/89.







Bacharelado em Medicina

O curso objetiva oferecer um ensino superior de qualidade  na área de saúde, integrado à pesquisa, à extensão, à pós-graduação, à atenção, gestão e controle social, para atender ao projeto educativo que extrapole a formação além do domínio técnico-científico e se amplie aos aspectos estrafaturados de interrelações teórico-práticas e de experiências objetivas e subjetivas inerentes ao perfil sócio-sanitário que determina o processo saúde-doença nas dimensões individuais e coletivas dos grupos sociais.    

O curso é diurno e disponibiliza 40 vagas, sendo 20 para o primeiro período letivo e 20 para o segundo. Possui duração de 8 anos e está autorizado pela Resolução Consepe/UESB nº82/2008, publicada no diário Oficial do Estado de 23/12/08.








Bacharelado em Odontologia

O curso tem como finalidade formar o cirurgião-dentista generalista, humanista, crítico e reflexivo, apto a atuar na comunidade, integrado a profissionais da área de saúde e pautado em princípios éticos, legais, com vistas a compreender as dimensões sociais, culturais e econômicas do País, buscando a transformação da sociedade.

O curso é diurno e disponibiliza 40 vagas, sendo 20 para o primeiro período letivo e 20 para o segundo. Possui duração de 10 semestres e é reconhecido pelo Decreto Estadual nº 12.852, publicado no Diário Oficial do Estado de 12/5/11.








Bacharelado em Farmácia

Forma profissionais para atuar nas áreas de medicamentos, alimentos e análises clínicas, capacitados para responder aos desafios da sociedade, bem como às necessidades emergentes das novas áreas de atuação do mercado de trabalho.

O curso é diurno e disponibiliza 40 vagas para o segundo período letivo. Possui duração de 10 semestres e é autorizado pela Resolução Consepe/UESB nº 31/2008, publicada no Diário Oficial do Estado de 1/7/08.









Licenciatura em Letras

Forma profissionais para o ensino fundamental e médio que desenvolvam o trabalho com criatividade e senso crítico, promovam um ensino que possibilite ao educando a utilização da Língua Portuguesa como instrumento de compreensão e expressão da realidade e reconheçam e respeitem as variações linguísticas existentes no meio social.

O curso disponibiliza 40 vagas para o turno matutino e 40 para o turno noturno, com entrada no segundo período letivo. Possui duração de 8 semestres e é reconhecido pela Portaria Ministerial nº 1.320/96, publicada no Diário Oficial da União de 24/12/96.

Licenciatura em Pedagogia

Busca formar bacharéis habilitados para atuar nas séries iniciais do ensino fundamental e  nas matérias pedagógicas do magistério, assegurando uma capacitação ampla para análise rigorosa da realidade educacional e social, apontando problemas e necessidades destas, a fim de criar uma postura crítica e inovadora.

O curso disponibiliza 40 vagas para o turno matutino e 40 para o noturno, com entradas no primeiro e segundo períodos letivos. Possui duração de 8 semestres e é reconhecido pelo Decreto Estadual nº 8.741/2003, publicado no Diário Oficial do Estado de 13/11/03.








Licenciatura em Artes (com formação em Teatro ou Dança)

O curso de Artes com formação em Teatro capacita o profissional para atuar de forma articulada em escolas do ensino fundamental e médio, além de outras instituições de ensino, bem como na investigação de novas técnicas, metodologias de trabalhos, linguagens, e propostas estéticas para difusão da cultura teatral. Já o curso de Artes com formação em Dança forma o profissional apto para atuar em escolas do ensino fundamental e médio e outras instituições envolvidas com a produção coreográfica e o espetáculo da dança, e ainda com a produção de conhecimento (pesquisa)

O curso é diurno e disponibiliza 20 vagas para Dança e 20 para Teatro no primeiro período letivo. Possui duração de 8 semestres e é autorizado pela Resolução Consepe/UESB nº 84/2008, publicada no Diário Oficial do Estado de 23/12/08. O vestibular para este curso é feito em duas fases com a realização de uma prova de habilidade específica.