quarta-feira, 23 de maio de 2018

Projeto Sete Cascas se apresenta na Exposição de Itapetinga


O Núcleo de Permacultura Sete Cascas, projeto de pesquisa do campus de Itapetinga, participa pela primeira vez da Exposição Agropecuária da cidade. Entre as atividades, estão incluídas apresentação de pôsteres, conversas com os visitantes, exibição de filmes e doação de mudas. O objetivo do grupo é desenvolver programas de sustentabilidade voltados para a agrofloresta.


O Núcleo, criado em novembro de 2017, é coordenado pela professora Letícia Fernandes, que explica a origem do nome do grupo: “a árvore sete cascas é nativa da mata atlântica; ela simboliza resistência, pois sobrevive à queimadas, requer pouca água e ainda serve de alimento para o gado”. Segundo Fernandes, o Núcleo é também uma frente de resistência ao sistema que extrai riquezas do meio ambiente ao mesmo tempo que o agride. “No projeto, buscamos entender o ciclo da natureza e ressaltamos que o sistema precisa ser ecológico e sustentável”, afirma a coordenadora.

Diego Macedo, graduando de zootecnia e colaborador do Núcleo, ressalta que eles não são opositores da pecuária. “O nosso intuito é mostrar que podemos combinar, através de cooperação, a criação de gado e o plantio de espécies, como eucalipto, mandioca etc. Tudo isso respeitando as características do meio ambiente”, diz Macedo. Para Vivian Coelho, também colaboradora do Núcleo de Permacultura, o espaço da Exposição Agropecuária “ajuda a conscientizar as pessoas para o não uso de agrotóxicos e a pensar em soluções para os problemas ecológicos e socioambientais”.

Ao todo, o grupo é composto por oito integrantes, que apresentarão suas pesquisas durante a exposição. Mais informações, entre em contato pelo telefone (77) 3261-8609.

Por Tamires Peixoto, Ascom Itapetinga
Matéria publicada originalmente em www.uesb.br
Fotos: João Lucas Benevides











Nenhum comentário:

Postar um comentário