quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

UESB faz parceria com Universidade da Petrobrás

Os pesquisadores da UESB têm agora mais um motivo para comemorar. Trata-se do credenciamento da Instituição a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e da assinatura do convenio com a Universidade da Petrobrás, realizado recentemente no Rio de Janeiro, no qual estavam presentes o vice-reitor da Universidade, professor José Luiz Rech, e os professores Paulo Mello Affonso e Ana Maria Waldschmidt.

Com o credenciamento, os pesquisadores dos três campi da instituição poderão se inscrever e concorrer aos editais de financiamentos de projetos realizados pela Universidade da Petrobrás. Na ocasião, a Uesb também assinou o convênio "Fomento à formação de recursos humanos em Monitoramento, Bioprodução e Recuperação de Áreas Degradadas no Estado da Bahia", o qual trará para a universidade recursos da ordem de aproximadamente dois milhões de reais.

O convênio é parte do Programa de Formação de Recursos Humanos da Petrobrás (PRH-PB 11), que tem por objetivo ampliar o número de profissionais qualificados; incentivar pesquisas na área de Petróleo, Gás, Energia e Meio Ambiente; além de reduzir o índice de evasão escolar. Na UESB, irá possibilitar aos discentes de graduação e pós-graduação oportunidades de qualificação, além de gerar desenvolvimento para a região.

Segundo o vice-reitor da UESB, José Luís Rech, “os representantes da Petrobrás e ANP destacaram a necessidade de formar profissionais qualificados, uma exigência cada vez maior no mercado do Petróleo, que tem projeções de crescimento. A parceria com instituições de ensino visa suprir essa escassez de mão de obra especializada por meio da qualificação de discentes e docentes, já que o Pré-sal é uma realidade do nosso país e exige conhecimentos específicos a respeito da estrutura de exploração dos recursos e impactos ambientais”.

Seleção de bolsistas

O projeto fruto deste convênio já está selecionando bolsistas. Estudantes de graduação, mestrado e doutorado, além de pesquisadores, podem aproveitar a oportunidade. Serão concedidas 19 bolsas, divididas entre estudantes do Bacharelado em Ciências Biológicas, Bacharelado em Química e do Programa de Pós-Graduação em Genética, Biodiversidade e Conservação (PPGGBC), todos do campus de Jequié da Uesb. Também há vaga para um pesquisador visitante, que deve ser mestre ou doutor.


Continue lendo>>>

As inscrições podem ser realizadas até o dia 16 de dezembro, na secretaria do PPGGBC, do campus de Jequié. Os candidatos devem se apresentar no horário das 8 às 12 horas portando a documentação exigida. A seleção dos inscritos será feita pela Comissão Gestora do Programa de Formação de Recursos Humanos da Petrobrás, e o resultado deve ser divulgado no próximo dia 19.

Acesse o Edital nº 118/2011, o Anexo I e o Anexo II, e veja as informações completas acerca da seleção. Se houver alguma dúvida, entre em contato com o PPGGBC pelo telefone (73) 3528-9725 ou pelo e-mail: ppg.gbc@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário