Cursos disponíveis campus Itapetinga


Zootecnia

Visa à formação de profissionais bacharéis preparados para atuarem em todos os processos na exploração econômica  dos animais domésticos. Essa prática deverá ser feita por meio de manejo, nutrição e alimentação, melhoramento genético, instalações adequadas, e reprodução; em propriedades e empresas rurais, centros de pesquisas, órgãos de extensão rural, associações de criadores, empresas de planejamento agropecuário, órgãos de ensino superior, fábricas de rações, cooperativas e sindicatos rurais.        

O curso é diurno, e disponibiliza 35 vagas para o primeiro período letivo e 35 para o segundo período letivo. Possui duração de 10 semestres e é reconhecido pela Portaria Ministerial nº 447/91 publicada no Diário Oficial da União.


Pedagogia

Busca formar licenciados habilitados para atuar nas séries iniciais do ensino fundamental e  nas matérias pedagógicas do magistério, assegurando uma capacitação ampla para análise rigorosa da realidade educacional e social, apontando problemas e necessidades destas, a fim de criar uma postura crítica e inovadora.

O curso disponibiliza 40 vagas para o primeiro período letivo, no turno noturno, e 50 vagas para o segundo período letivo, no turno matutino. Possui duração de oito semestres e é autorizado pelo Decreto Estadual nº 9488/2005, publicado no Diário Oficial da União.


Engenharia de Alimentos

Visa à formação de bacharéis que desenvolvam, executem, e controlem projetos de instalação ou de expansão de indústrias de alimentos; aproveitando racionalmente as matérias-primas da agropecuária e da pesca; bem como os habilita a projetar, dimensionar, selecionar e desenvolver equipamentos industriais.  Estes profissionais estarão aptos também para atuarem na supervisão de unidades industriais de processamentos de alimentos, desenvolvimento de novos produtos alimentícios e processos de fabricação destes, além de planejarem o controle de qualidade em indústrias desse ramo.

O curso disponibiliza 40 vagas para o primeiro período letivo e tem duração de 10 semestres. É diurno e foi reconhecido pelo Decreto Estadual nº 9.962 publicado no Diário Oficial do Estado de 31/3/2006.


Engenharia Ambiental

Forma bacharéis comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico do País focando nas questões ambientais, bem como a defesa da vida na Terra. O engenheiro ambiental tem por função primordial prever e resolver problemas, recorrendo a  tecnologia, além de estabelecer diálogo com outras áreas de formação, quando necessário.

O curso disponibiliza 30 vagas para o primeiro período letivo e tem duração de 10 semestres. É diurno e foi reconhecido pelo Decreto Estadual nº   127577 /2011, publicado no Diário Oficial do Estado de 20/4/11.


Licenciatura em Química

Forma professores para o Ensino Médio, sensíveis para a investigação e busca de soluções de questões relacionadas a química, sem perder de vista o contexto sociocultural e tecnológico, a fim de implementar na Educação uma pratica transformadora.

O curso disponibiliza 20 vagas para o primeiro período letivo e tem duração de 8 semestres. É noturno e foi reconhecido pelo Parecer do Conselho Estadual de Educação  nº 157/2010, publicado no Diário Oficial do Estado de 9/8/10.


Licenciatura em Ciências Biológicas

Forma biólogos que, independente da opção pela licenciatura ou bacharelado, tenha embasamento teórico da Biologia e capacidade técnico-científica, aliados a uma postura ética e visão sociopolítico-econômica, a fim de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população.

O curso disponibiliza 20 vagas para o segundo período letivo e tem duração de 8 semestres. É noturno e foi autorizado pela  Resolução Consepe/Uesb nº 75/2004, publicada no Diário Oficial do Estado de 27/1/2009.


Bacharelado em Ciências Biológicas

Forma profissionais capacitados para atuar em pesquisas tecnológicas e acadêmicas, no setor industrial ou atividades relacionadas. Os profissionais formados podem ampliar suas possibilidades de atuação no setor produtivo  por meio da ênfase em meio ambiente.

O curso disponibiliza 20 vagas para o segundo período letivo e tem duração de 9 semestres. É vespertino e noturno e foi autorizado pela Resolução Consepe/ Uesb nº 83/2008, publicada no Diário Oficial do Estado de 27/1/2009.


Bacharelado em Química com Atribuições Tecnológicas

Forma profissionais capacitados para atuar em pesquisas tecnológicas e acadêmicas, no setor industrial ou atividades relacionadas.  Os discentes desse curso podem ainda optar pela habilitação  em Atribuições Tecnológicas, que amplia as possibilidades de atuação do químico no setor produtivo.

O curso disponibiliza 20 vagas para o primeiro período letivo e tem duração de 9 semestres. É noturno e foi autorizado pela Resolução Consepe/UESB nº 81/2008, publicada no Diário Oficial do Estado de 27/1/2009.   






O que você precisa saber sobre reserva de vagas e quotas adicionais


O sistema de reserva de vagas e quotas adicionais foi instituído na UESB pela Resolução do Conselho de Pesquisa e Extensão (Consepe) nº 37/2008, publicada no Diário Oficial do Estado,  e e  aplicado ao processo seletivo para todos os cursos de graduação. A adoção desse sistema visa ampliar as possibilidades de ingresso no ensino superior dos estudantes oriundos de escolas publicas, dos grupos étnicos e pessoas com necessidades especiais.    

Metade das vagas de cada curso são destinadas a estudantes que comprovem ter cursado com aprovação os últimos sete anos de estudos regulares (5ª, 6ª, 7ª, e 8ª series do ensino fundamental e 1º, 2º e 3º ano do ensino médio), ou tenham realizado curso supletivo (ou outra modalidade de ensino equivalente) em estabelecimento da rede publica do Brasil. As vagas destinadas as quotas serão preenchidas na seguinte ordem de prioridade: setenta porcento para estudantes que se auto declararem negros, equivalendo a trinta e cinco porcento do total das vagas regulares; e trinta porcento das vagas para oriundos de escola pública, com procedência de, no mínimo, sete anos de estudos regulares, o que corresponde a quinze porcento do total de vagas regulares..