quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Encontro de leitura do Proler vai ao Distrito de Rio do Meio

Os encontros de leitura do Proler têm sempre como meta espalhar o prazer pela leitura ao máximo de lugares possíveis. Em sua décima oitava edição, o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) realiza seu encontro de leitura pela segunda vez de forma itinerante, buscando ampliar sua rede de trabalho e consequentemente aumentar o número de leitores em todo o país. O Proler teve início na quarta-feira, 20, e continua com suas atividades ao longo desta quinta-feira, no distrito de Rio do Meio (Itororó). 

Além de incentivar as práticas leitoras, o Proler também busca levar aos participantes atividades culturais e também de capacitação, por meio de suas oficinas, espaços de leitura e exibição de filmes. A cada ano um novo tema é pensado pelo Proler, buscando justamente se adequar às temáticas mais atuais acerca da leitura. Nesta edição, o tema do evento é “Livro e leitura: encontro de prazer”. Na abertura do evento, o tema foi apresentado aos participantes por Joaquim de Paula, arte-educador do Rio de Janeiro, que utilizou cenários móveis, bonecos e adereços para contar histórias de forma interativa, cênica e musical.


“O empenho do Proler é justamente promover a formação de leitores cidadãos, levando um programa de cunho nacional a lugares próximos das cidades sede do Proler. Deste modo, são construídas parcerias, numa relação em que todos são beneficiados e que conferem ao trabalho do Proler um novo alcance”, destacou a coordenadora do Prole em Itapetinga, Maria Helena Ribeiro. Para o vice-reitor da Uesb, José Luiz Rech, é extremamente importante que a Universidade vá aos municípios e distritos que a rodeiam. “Este é um programa que eu acredito que terá durabilidade eterna dentro da Instituição, porque ele sai dos muros da Universidade, se aproxima da população e mostra a realidade do nosso ensino, projetando uma nova formação de cidadão”.

Para a secretária de educação do município de Itororó, Wilza Carla Leão, “a realização dos encontros de leitura é de suma importância, pois sabemos que a leitura é o caminho para formar o cidadão. Nós sabemos que este é um evento de grande porte e que daqui sairão muitos frutos, renovando nos alunos o desejo pela leitura”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário