quarta-feira, 15 de junho de 2011

Conferência sobre diversidade abre II Congresso Nacional em Itapetinga


Na manhã desta terça-feira, 15, a professora e pesquisadora da Universidade Federal de São Carlos (UFSC), Anete Abramowicz, realizou a conferência de abertura do II Congresso Nacional Diversidade, Ética e Direitos Humanos, no campus da Uesb de Itapetinga. Ao abordar o tema, “Configurando o Debate da Diferença e Diversidade na Educação”, a pesquisadora ressaltou a importância dos movimentos sociais, que lutam para afirmação de sua identidade, e tratou sob o momento atual do país que, segundo Abramowicz, “desde a eleição da Dilma, discute o sexo da nação, trazendo a tona questões como gênero, aborto e casamento homossexual”.

Ainda pela manhã, dando continuidade ao evento, foi realizada a conferência “políticas Públicas em Educação: compromissos e desafios para introdução do gênero e da diversidade sexual”, pela pesquisadora da Universidade de São Paulo, Cláudia Pereira Viana. Entre os palestrantes convidados que assistiram à conferência de abertura estava o pesquisador da área de Direitos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Bernardo Alfredo Mayta Sakamoto, que participa pela segunda vez do congresso.

Para Sakamoto, “é uma grande honra participar novamente, e uma surpresa ver uma pequena cidade do nordeste brasileiro sediar pela segunda vez um congresso de magnitude nacional sobre direitos humanos, ética e diversidade. Nas conferências das quais participo, sempre digo que o Brasil, em três anos apenas, será um dos países mais poderosos do planeta, mas falta a consideração humana, por isso é importante a realização de eventos como este.”

A programação do congresso se estende até a sexta-feira, 17, com novas conferências, palestras e mini-cursos. Confira aqui a programação (Click aqui para baixar a => Programação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário