segunda-feira, 13 de junho de 2011



Novidades para o II Congresso Nacional Diversidade, Ética e Direitos Humanos


Com o objetivo de promover discussões sobre o tema “Compromissos e Desafios das Políticas Públicas em Educação e Defesa dos Direitos Humanos”, será realizado no campus da UESB de Itapetinga, nos dias 15, 16 e 17 de Junho, o II Congresso Nacional Diversidade, Ética e Direitos Humanos. A segunda edição do evento, organizado pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão Gestão em Educação e Estudos Transdisciplinares (NUGEET) com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), trará palestrantes de destaque no cenário nacional, nas áreas de cultura, direitos humanos e educação.

Para a organização do evento, que pleiteia a realização de um congresso internacional para ano que vem, esta edição será uma prévia do que sucederá a próxima, com a presença do diretor do Centro de Investigação sobre América Latina e o Caribe (CIALC) da Universidade Nacional Autônoma do México, professor Adalberto Enrique Santana Hernández, o qual abordará em sua palestra sobre violência, criminalidade e tráfico de entorpecentes . De acordo com o coordenador do Congresso, professor Moisés Viana, “temos a experiência de um primeiro congresso nacional, e agora a possibilidade de realização de um segundo com questões pertinentes ao mundo inteiro. Discutimos Direitos Humanos em Itapetinga, tal como se faz em Genebra ou Nova Yorque, e com isto envolvemos a comunidade de uma forma mais eficaz”.

A conferência de abertura será feita pelo ex-membro do Ministério Público, Hélio Bicudo, que é jurista e ativista dos Direitos Humanos. Nesta edição do Congresso, participarão com a realização de palestras, conferências e minicursos, a membro do conselho de educação do Estado, Alda Muniz Pêpe; a socióloga e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos, Anete Abramowicz; o pesquisador da área de Direitos Humanos que esteve presente na edição passada do evento, Bernardo Alfredo Mayta Sakamoto; o mestre doutor em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Carlos Eduardo Adriano Japiassú; e o ativista na luta pelos Direitos dos afro-descendentes da Bahia, Ruy do Carmo Póvoas.

As inscrições para ouvintes continuam abertas até o dia 15, e as de trabalho foram prorrogadas até esta quinta-feira, 2, pelo e-mail cndedhtrabalhos@gmail.com . Mais informações podem ser obtidas no Colegiado de Pedagogia, telefone (77)3261-8610, e na Coordenação de Cultura, pelo telefone (77)3261-8664.

Nenhum comentário:

Postar um comentário