sexta-feira, 17 de junho de 2011

Homenagem aos Químicos

 
A química é a base de tudo e está presente na composição de todas as coisas encontradas no universo, desde os gases vitais como oxigênio e amônia, até estruturas de alta complexidade como o DNA. A profissão de químico é comemorada no dia 18 de junho, e em resultado de uma reunião da Assembléia Geral das Nações Unidas, realizada em 2009, na Escócia-Reino Unido, o ano de 2011 foi proclamado como o Ano Internacional da Química.

De acordo com o coordenador do curso de Química no campus da Uesb de Itapetinga, professor Marcelo Franco, “o Ano Internacional da Química pretende celebrar as contribuições da química para o bem-estar da humanidade, pois tudo o que temos hoje de produto e processo foi baseado nesta”. Ao contrário do que algumas pessoas acreditam, explica Franco, “a química não possui só produtos que degradam o meio-ambiente, existem compostos que são benéficos, como fertilizantes e agroquímicos, que aumentam a produção de alimentos e permitem o crescimento populacional”.

O mercado de trabalho para este profissional é amplo, tanto para o licenciado, quanto para o bacharel. A diferença explica Franco, “ no caso do bacharel, o foco é a indústria e pesquisa; já o licenciado, tem o benefício de uma resolução do MEC a qual determina que só este lecione a disciplina de Química nas escolas, o que proporciona uma demanda maior de mercado para esta qualificação. Ambos os profissionais podem ingressar em um curso de pós-graduação, se habilitando como pesquisador da área”.

A Uesb possui no campus de Itapetinga os cursos de licenciatura e bacharelado em Química, ambos com 20 vagas disponibilizadas para o primeiro período letivo. Para Franco, “O curso é muito bom, praticamente todos os profissionais que nós formamos estão trabalhando na área, ou atuando como pesquisadores nos cursos de pós-graduação. Parabenizo a todos os alunos e professores do curso, que se dedicam para que o curso cresça e se torne ainda melhor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário