sexta-feira, 17 de junho de 2011

Segue carta da professora Lígia lida na última assembléia da Adusb

Quais serão os ganhos reais mesmo??
Trabalhar dobrado para repor as aulas? Imposto de renda comendo nossos salários? Aliás, que salário?? Trabalhar nas férias? Alunos que estariam se formando agora no meio do ano perdendo as inscrições feitas em programas de mestrado entre outras perdas??? Pagar juros absurdos pelo empréstimo que tive que fazer para pagar as minhas contas (empréstimo este que já está chegando ao fim)? Quem, vai repor estas PERDAS REAIS??? Quando conseguirei colocar minhas contas em dia novamente???

Professores brigando entre si chamando o outro de ditador em reuniões...
Assembléias extremamente demoradas, onde no mínimo 20 pessoas falam exatamente a mesma coisa só que de maneiras diferentes sobre um mesmo ponto? Por que não somos mais claros e objetivos em nossos encaminhamentos e propostas?

Professor dando resposta aos desmandos do governador em um discurso repleto de erros de português? Diz ele em seu discurso: os fatos concreto; perdas salariais histórica, necessidades concreta... e assim por diante... é desta forma que ensinamos nossos alunos???? Lenine diz em sua música:
“ Enquanto todo mundo
Espera a cura do mal
E a loucura finge
Que isso tudo é normal
Eu finjo ter paciência...”

Mandar prender o magnífico Sr. Reitor (diga-se de passagem eleito por nós de forma legítima segundo os estatutos que regem esta universidade) por não termos recebido nossos salário (parece piada). Seria mesmo a Adusb uma associação sem interesses políticos??? Por que ninguém questiona as contas/ orçamentos da Adusb quando aparecem rapidamente em uma tela coisas como: espesas com taxi 750,00 enquanto isso, a base anda a pé ou de ônibus visto que não temos mais dinheiro para por gasolina  no carro; despesa com almoço 350,00 enquanto isso a base se endivida fazendo compras a prazo para por comida na mesa...
Uma carta encaminhada aos professores (assinada pela adusb) após uma das reuniões do Consu, toda ela escrita em tom pejorativo (Sr Reitor pra cá, Sr Reitor prá lá, ao invés de magnífico Sr Reitor, tremenda falta de respeito, não???) dizendo, obviamente não com estas palavras, mas dizendo aos conselheiros para fazer o que a Adusb quer, caso contrário não são bons conselheiros.  Acredito que a adusb deveria consultar os seus 700 e poucos associados  antes de mandar prender o magnífico Sr Reitor, antes de enviar uma carta como esta, pois como o próprio nome diz, Adusb é uma associação da qual fazem parte associados (professores) que devem se sentir envergonhados com tais desmandos.
“Será que é tempo
Que lhe falta para perceber?
Será que temos esse tempo
Para perder?
E quem quer saber?
A vida é tão rara
Tão rara...”

Está na hora da virada, retornarmos às nossas salas de aula, cuidar de nossos alunos para que não cometam os mesmos erros que sempre cometemos, ensiná-los a respeitar ao próximo antes de tudo e a ter voz própria.

Quantos Jaques Wagners, quantos Paloccis quantas Dilmas quantos Lulas serão necessários para realmente desmoralizarmos este partido de ditadores e corruptos? Aqueles que hoje aqui falam mal do governo não estarão apoiando os mesmos deputados, senadores, governadores e presidentes nas próximas eleições? Clamando a este ou aquele político para empossar este ou aquele reitor nas próximas eleições? Aqueles que se posicionaram contra Alexandre, que o chingaram em assembléias, que tentaram tirá-lo das mesas de negociação , não estarão fazendo campanha para ele ou seus seguidores nas próximas eleições da Adusb?

Chega meus amigos, chega, vamos voltar as salas de aula!!!

32% de incorporação ao invés de 70% para depois negociarmos com os mesmos que estão aí?
Proponho desta forma, que após a assinatura ou não do acordo amanhã que nós, professores, retornemos imediatamente às salas de aula. Ou seja, o fim da greve após a reunião de amanhã.

Obrigada.

Profa. Dra. Lígia Miranda Menezes

Nenhum comentário:

Postar um comentário