segunda-feira, 13 de junho de 2011

Itapetinga sedia Encontro Regional de Diversidade Cultural



É por meio da identidade cultural que um grupo se reconhece, fortalecendo o sentimento de pertencimento de cada indivíduo. Com o propósito de se construir uma identificação para municípios do médio sudoeste, em segmentos como dança, música, teatro, cordel e outras manifestações culturais, será realizado o I Encontro Regional de Diversidade Cultural, nos dias 13, 14 e 15 de junho, às 19 horas, na Concha Acústica de Itapetinga.
O evento é parte das ações desenroladas pelo Projeto Aldeia UESB de Cultura, coordenado pelos professores das coordenações de Cultura e Extensão do campus de Itapetinga, Luciano Lima Souza e Ronaldo Vasconcelos. De acordo com Souza, “é um momento importante para a nossa região e, especificamente, para a UESB porque é um primeiro contato que se estabelece com os núcleos que fazem a cultura da região, com a intenção de propor uma discussão e construção de uma fisionomia cultural”.

Na ocasião estará presente o superintendente de Cultura do Estado da Bahia, Adalberto Santos, além dos representantes das cidades do médio sudoeste (Itapetinga, Caatiba, Firmino Alves, Ibicuí, Iguaí, Itambé, Itarantim, Itororó, Macarani, Maiquinique, Nova Canaã, Potiraguá, e Santa Cruz da Vitória). O evento é aberto a participação das comunidades de todos os municípios envolvidos.

Para o professor Luciano Souza, “toda expressão de cultura é importante, desde os contadores de histórias a experiência das rezadeiras, e devem ser resgatados e trazidos para a discussão como patrimônio material ou imaterial, recebendo atenção da universidade e da comunidade. Ações como esta, devem estar na linha de frente, porque faz parte do tripé que sustenta a instituição: de ensino, pesquisa e extensão, fazendo com que a universidade saia dos gabinetes e vá até a comunidade”.

Mais informações podem ser obtidas na Coordenação de Cultura pelo telefone (77) 3261-8664.

Nenhum comentário:

Postar um comentário