segunda-feira, 24 de setembro de 2012

XVII Proler de Itapetinga Cultura, teatro, leitura e arte


Quatro dias disseminando o prazer pela leitura, utilizando as mais diversas formas. É assim o XVII Encontro Regional de Leitura do Proler, que reúne até sexta-feira, 21, espetáculos teatrais, oficinas, mesas redondas, concurso e arrastão literário em incentivo à leitura na região.



Na abertura do evento, a atriz e escritora Elisa Lucinda apresentou o espetáculo solo “Parem de falar mal da rotina”, que aborda as histórias vividas por Lucinda como observadora do cotidiano, desmistificando antigas opiniões e questionando o conceito de rotina. “Eu faço questão de andar o Brasil fazendo este trabalho que é o de abrir uma nova janela diante da mesma vida, sair daqui mexido por dentro, a fim de olhar a vida de outra maneira, como autor dela”, comentou a atriz. “O ‘Parem de falar mal da rotina’ é essa descoberta de que a vida não se repete”, concluiu.

Também como parte da programação do evento acontece até amanhã, 21, oficinas diversificadas que abordam temáticas de inclusão, memória, incentivo à leitura, cinema e teatro. Para a professora Sandra Campanha, que conduz a oficina “Se liga nas LIBRAS”, sua proposta é disseminar a Língua Brasileira de Sinais, “fazendo com que o aluno compreenda um pouco sobre a cultura e a identidade surda. Nada mais apropriado que falar de como o professor e o cidadão comum podem exercer a sua cidadania para com aquela pessoa que tem uma condição ou utiliza de uma língua diferente da nossa”.

Nesta edição, o Proler trouxe pela primeira vez o Concurso Literário Nadja Nunes, cujo nome homenageia a diretora da Editora da Universidade do Estado da Bahia (Eduneb), pelo seu compromisso na formação de leitores e no incentivo a novos autores. “É com muita emoção que eu recebo esta homenagem, de fato é muito difícil no nosso meio ter um prêmio de uma área que trabalha com emoção, criatividade”, destacou Nunes. “Eu fico me sentindo especial, sobretudo aqui nesta Universidade, já que nem sou professora da Instituição, mas adotei a Uesb há mais de 17 anos, anualmente colaborando com o Proler, junto com sua coordenadora Helena Ribeiro, que é uma batalhadora dessa formação leitora na região”, completou.

Nesta quinta-feira, 20, o Proler recebeu a visita de crianças de escolas públicas e municipais que foram assistir o musical “Lustrosa, a cantora misteriosa”, encenado pelo Grupo de Teatro do Livro Aberto, do Rio de Janeiro. O espetáculo será apresentado também na sexta-feira, 21, às 19 horas, no auditório da Uesb. Também amanhã o Proler vai às ruas durante a tarde, realizando o primeiro arrastão literário em Itapetinga, incluindo toda a cidade no contexto da leitura.







Nenhum comentário:

Postar um comentário