terça-feira, 8 de outubro de 2013

Fisiologia e nutrição de ruminantes é tema de livro



As dificuldades e entraves da produção de ruminantes em países tropicais e as alternativas possíveis para melhoria do sistema produtivo, articulando teoria e prática, reportando-se a realidade brasileira são alguns dos temas abordados pelo livro “Ruminantes: Fundamentos Fisiológicos e Nutricionais”. O livro permite ao leitor um amplo conhecimento na área de nutrição, organizado numa sequência didática que agrega informações essenciais desde a Bioquímica Metabólica, Microbiologia de Rúmen e de Alimentos, até os temas mais recentes, como o atual conceito de proteína ideal.

O livro é de autoria de Carmen Lucia de Souza Rech, José Luiz Rech, Hermógenes de Santana Júnior e Anilma Sampaio Cardoso, tendo como referência os estudos desenvolvidos em aulas, palestras e seminários, relacionando-se com os autores de referência na área de nutrição e química fisiológica dos ruminantes. Os temas buscam proporcionar ao leitor uma atuação consciente na alimentação dos ruminantes e uma melhor compreensão dos processos de digestão e metabolismo dos nutrientes.

O primeiro capítulo aborda as características anatomo-fisiológica e bioquímica dos ruminantes, o rúmen como câmara de fermentação que fornece um habitat ideal aos microorganismos e a absorção dos produtos finais da fermentação. No capítulo seguinte são discutidos o metabolismo dos carboidratos, proteínas e lipídios, além do efeito dos ácidos graxos na composição do leite e da carne. Já no terceiro capítulo são caracterizadas as vitaminas lipo e hidrossolúveis, funções e deficiências dos minerais e na última parte da obra são apresentados métodos para obtenção das estimativas de digestibilidade dos alimentos, tendo em vista o conhecimento do seu valor energético e o balanceamento adequado de dietas na produção dos animais.

Os interessados em adquirir o livro devem entrar em contato com o Laboratório de Nutrição Animal, através do telefone (77) 3261-8606. O lançamento da obra será realizado no mês de novembro, em Itapetinga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário