Cursos em Vitória da Conquista

                                                        Licenciatura em Matemática

Forma profissionais com habilidade de compreensão e análise, bem como raciocínio matemático rigoroso e abstrato, preparando-os para aplicar os conhecimentos no ensino fundamental e médio.

O curso é vespertino e possui 40 vagas para o primeiro período letivo. Tem duração de 8 semestres e é reconhecido pelo Decreto Estadual nº 9.129/2004, publicado no Diário Oficial do Estado de 1/7/2004.

                                                       Ciência da Computação

Forma bacharéis com base científica e tecnológica para atuar no mercado de trabalho, desenvolvendo sistemas computacionais com padrão de qualidade internacional, e, ainda com possibilidade de ingressar no magistério superior e dar continuidade a carreira acadêmica em programas de pesquisa e pós-graduação.

O curso é matutino e disponibiliza 40 vagas para o primeiro período letivo. Tem duração de 10 semestres e é reconhecido pelo Decreto Estadual nº 9.300/2005, publicado no Diário Oficial do Estado de 5/1/2005. 
                                                       Licenciatura em Física
Forma profissionais capazes de dominar os princípios gerais e fundamentais da Física, bem como descrever e explicar fenômenos naturais, processos e equipamentos tecnológicos, diagnosticar, formular e encaminhar a solução de problemas físicos, experimentais e teóricos, práticos ou abstratos.

O curso é vespertino e disponibiliza 40 vagas para o primeiro período letivo. Tem duração de 8 semestres e é reconhecido pelo Decreto Estadual nº 10.030, publicado no Diário Oficial do Estado de 15/6/2006.

 
                                                         Licenciatura em Ciências Biológicas

Forma biólogos que, independente da opção pela licenciatura ou bacharelado, tenha embasamento teórico da Biologia e capacidade técnico-científica, aliados a uma postura ética e visão sociopolítico-econômica, a fim de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população.

O curso é vespertino e disponibiliza 40 vagas para o primeiro período letivo. Tem duração de 8 semestres e é reconhecido pelo Decreto Estadual nº 9.753, publicado no Diário Oficial do Estado de 4/1/2006.


                                                        Bacharelado em Medicina

O curso objetiva oferecer um ensino superior de qualidade  na área de saúde, integrado à pesquisa, à extensão, à pós-graduação, à atenção, gestão e controle social, para atender ao projeto educativo que extrapole a formação além do domínio técnico-científico e se amplie aos aspectos estrafaturados de interrelações teórico-práticas e de experiências objetivas e subjetivas inerentes ao perfil sócio-sanitário que determina o processo saúde-doença nas dimensões individuais e coletivas dos grupos sociais.    
              
O curso é diurno e disponibiliza 30 vagas para o segundo período letivo. Tem duração de 6 anos e é reconhecido pelo Decreto nº 12.399, publicado no Diário Oficial do Estado de 28/9/10.

                                                        Bacharelado em Agronomia

Forma engenheiros agrônomos com conhecimentos técnico-científico e com visão socioeconômica e política que permitam uma atuação efetiva e eficiente na Região do Sudoeste da Bahia. O curso propicia condições favoráveis ao desenvolvimento e divulgação do conhecimento científico, referente às Ciências Agrárias, por meio da implementação de projetos de pesquisa e de extensão com a participação efetiva de estudantes.

O curso é matutino e disponibiliza 80 vagas, metade para o primeiro período letivo e a outra metade para o segundo. Tem duração de 10 semestres e é reconhecido pela Portaria Ministerial nº 59/90, publicada no Diário Oficial da União de 12/2/90.

                                                         Bacharelado em Engenharia Florestal

Forma profissionais com habilidades e competências para estudar , conceber, propor, planejar, elaborar, executar e supervisionar atividades relacionadas com silvicultura, manejo e proteção florestal, tecnologia de produtos florestais, solos, gestão ambiental, colheita e transporte florestal e, ainda, economia e mercado florestal. Os engenheiros deverão assumir, assim, compromisso nos âmbitos social, econômico, ambiental e ético.

O curso é  matutino e disponibiliza 40 vagas para o primeiro período letivo. Tem duração de 10 semestres e é reconhecido pelo Decreto Estadual nº12.332, publicado no Diário Oficial do Estado de 18/8/10.

                                                         Bacharelado em Administração

Forma profissionais para exercitar suas atividades, tendo como foco fundamental as habilidades técnicas, humanas, conceituais e heurísticas, exigidas pela dinâmica do mercado de trabalho e pelas tendências da economia regional, estadual, nacional e global. O curso procura formar administradores com capacidade para serem empreendedores e dirigirem, organizarem e desenvolverem, com eficiência, micro, pequenos e médios negócios, nas áreas comercial, informacional, cooperativista e agroindustrial.

O turno vespertino disponibiliza 45 vagas e tem duração de 8 semestres. Já o turno noturno oferece  40 vagas e possui duração de 10 semestres. O curso é reconhecido pela Portaria Ministerial nº 139/87, publicada no Diário Oficial da União de 11/3/1987.

                                                         Bacharelado em Ciências Contábeis

Forma profissionais capacitados para o exercício de atividades nas áreas de contabilidade, finanças, assessoria técnica à gestão financeira e auditagem empresarial e institucional.

O curso é noturno e disponibiliza 40 vagas para o primeiro período letivo. Tem duração de 10 semestres e é reconhecido pelo Decreto Estadual nº 7.740/99, publicado no Diário Oficial do Estado de 31/12/1999.

                                                        Bacharelado em Economia

Estuda o sistema econômico, a fim de satisfazer as necessidades e as aspirações da sociedade, como a organização da produção, métodos de comercialização, tendência de mercado, política de preços, estruturas de créditos. Os economistas prestam assessoria, realizam pesquisa, elaboram planos de desenvolvimento econômico e projetos de instalação industrial.

O curso é noturno e disponibiliza 40 vagas para o primeiro período letivo. Tem duração de 10 semestres e é reconhecido pelo Decreto Estadual nº 9.810, publicada no Diário Oficial do Estado de 21/2/2006. 

                                                         Licenciatura em Letras

Habilitação para a docência em Português, Literatura de Língua Portuguesa (habilitação em Letras Vernáculas), e Inglesa (habilitação em Letras Modernas). Forma profissionais para o ensino fundamental e médio que desenvolvam o trabalho com criatividade e senso crítico, promovam um ensino que possibilite ao educando a utilização da Língua Portuguesa como instrumento de compreensão e expressão da realidade e reconheçam e respeitem as variações linguísticas existentes no meio social.

O curso com habilitação em Letras Vernáculas disponibiliza 30 vagas para o turno vespertino. Tem duração de 8 semestres e é reconhecido pela Portaria Ministerial nº 372/85, publicada no Diário Oficial da União de 10/5/1985. Já o curso com a habilitação em Letras Modernas disponibiliza 30 vagas para o turno vespertino. Possui duração de 8 semestres e é reconhecido pela Portaria Ministerial nº 834/92, publicada no Diário Oficial da União de 8/6/1992. 
                                                         Licenciatura em Geografia

Forma profissionais que tenham uma visão clara de que a sociedade é o verdadeiro tema da geografia, e o espaço é a expressão dessa sociedade, bem como professores que se preocupem com o desenvolvimento de uma visão crítica das inter-relações homem-espaço e uma concepção do arranjo espacial pelo que este contém e pela forma como foi produzido.

O turno matutino disponibiliza 40 vagas e tem duração de 8 semestres. Já o turno noturno oferece 45 vagas e possui duração de 9 semestres. O curso é reconhecido pela Portaria Ministerial nº 833/92, publicada no Diário Oficial da União de 8/6/1992.
                                                          Licenciatura em História

Forma docentes para o ensino fundamental e médio, e para a educação superior, desenvolvendo pesquisas, atividades e estudos, visando à identificação e conservação de acervos documentais ligados à memória histórica e cultural, não só em nível local e regional, mas também nacional, possibilitando o conhecimento do tempo, dos processos sociais, econômicos e culturais.

O turno vespertino disponibiliza 50 vagas e tem duração de 8 semestres. Já o turno noturno oferece 40 vagas e possui duração de 9 semestres. O curso é reconhecido pela Portaria Ministerial nº 1070/92, publicado no Diário Oficial da União de 15/7/1992.

                                                           Licenciatura em Pedagogia

Busca formar bacharéis habilitados para atuar nas séries iniciais do ensino fundamental e  nas matérias pedagógicas do magistério, assegurando uma capacitação ampla para análise rigorosa da realidade educacional e social, apontando problemas e necessidades destas, a fim de criar uma postura crítica e inovadora.

O curso disponibiliza 40 vagas  para o turno matutino e 40 para o turno noturno, ambos com duração de 8 semestres. O curso é reconhecido pela Portaria Ministerial nº 1.070/92, publicada no Diário Oficial do Estado de 24/8/2005.
                                                         Bacharelado em Comunicação

Forma jornalista para o trabalho com a produção de bens simbólicos (notícias, reportagens, etc) e que, por meio do  domínio de linguagens e técnicas específicas, elabore interpretações da realidade, atuando tanto nos meios de comunicação de massa convencionais (rádio, jornal e TV) quanto nos mercados emergentes no campo da comunicação institucional (assessoria de imprensa), com perfil intelectual, ético e técnico adequado às exigências qualificativas que a modernidade impõe à atividade jornalística.

O curso é matutino e disponibiliza 40 vagas. Possui duração de 8 semestres e é reconhecido pelo Decreto Estadual nº 9.204/2004, publicado no Diário Oficial do Estado de 26/10/2004.
                                                          Bacharelado em Direito

Forma profissionais que possuam formação humanística, técnico-jurídica e prática indispensável à adequada compreensão interdisciplinar do fenômeno jurídico e das transformações da sociedade, capazes de interferir nos processos comunitários, colocando à disposição os seus conhecimentos técnicos-jurídicos, apresentando soluções para as exigências das acomodações sociais, preservando a capacidade de oferecer soluções aos conflitos, devendo manter uma visão atualizada do mundo, conscientizando-se dos problemas do seu tempo e do seu espaço.

O curso disponibiliza 45 vagas para o turno matutino e 40 vagas para o turno noturno, ambos com duração de 10 semestres. É reconhecido pelo Decreto Estadual nº 8.801/2003, publicado no Diário Oficial do Estado de 4/12/2003.












                Licenciatura em Filosofia
Tem por objetivo proporcionar ao graduando uma formação geral nas diferentes áreas da Filosofia, ao mesmo tempo ajudá-lo a desenvolver e aprimorar sua capacidade especulativa e de reflexão crítica em relação à natureza, ao homem, suas ações, produções científica, técnicas, artísticas, religiosas e culturais, bem como o de pensar a realidade cotidiana, capacitando-o a formular com rigor teórico e metodológico os problemas existentes, buscando soluções embasados na ética.

O curso é noturno e disponibiliza 40 vagas para o segundo período letivo. Possui duração de 8 semestres e é autorizado pela Resolução Consepe/UESB nº 80/2008, publicada no Diário Oficial do Estado de 23/12/2008.









   Bacharelado em Cinema e Audiovisual

O curso tem por objetivo a formação artística, humanística, crítica, ética, teórica, técnica e profissional do aluno no campo conceitual e prático do cinema e do audiovisual proporcionando e aperfeiçoando leituras reflexivas da realidade, bem como a inserção profissional no mercado de trabalho. O curso formará profissionais nos domínios das linguagens e ampla visão do campo estético e técnico do cinema e audiovisual, que atuarão nas áreas de produção, roteirização, direção, fotografia, edição/montagem, cenografia, figurino, animação e sonorização de produtos audiovisuais de diferentes gêneros e formatos, abrangendo os campos da produção da imagem analógica e digital na perspectiva atual da convergência tecnológica.

O curso é matutino e disponibiliza 40 vagas para o segundo período letivo. Tem duração de 8 semestres e é autorizado pela Resolução Consepe/UESB nº 71/2009, publicada no Diário Oficial do Estado de 14/10/2009.