segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Como salvar uma árvore

As árvores são importantes para o homem, não só por serem responsáveis por liberar o oxigênio que respiramos, mas pela proteção do leito dos rios, além de embelezarem as paisagens e proporcionarem sombra e abrigo a muitos seres vivos. Para salvar esta espécie ameaçada pela ação humana de desmatamento, principalmente com a finalidade de fabricação de papel, os alunos do curso de Pedagogia do campus da UESB de Itapetinga, Adejane Sampaio, Larissa Marques e Odinei Ferreira de Oliveira, desenvolveram um experimento que substitui a lenha tradicional por uma lenha reciclada.
 
O experimento que substitui a lenha tradicional por uma reciclada pode ser feito com uso de materiais simples como jornal velho, lascas de madeira, cordão ou barbante, tina grande, água e sal. A lenha reciclada traz algumas vantagens no seu uso, “além de não poluir o ar por ter uma concentração baixa de, a lenha reciclada queima por um tempo maior depois de seco, por absorver em quantidade suficiente a solução do processo de imersão, explica Oliveira.
 
De acordo com informações levantadas pelos alunos envolvidos no experimento, 16 árvores são derrubadas a cada segundo no planeta, por hora são 57.6000, e para a fabricação de uma tonelada de papel são utilizadas de 15 a 20 árvores, sendo dois milhões de toneladas gastos em material de propaganda enviado pelos correios e jogados no lixo.  No Brasil, apenas um terço do papel que vai ao lixo é reciclado, esta estatística representa 30% do total produzido no país. Para Odinei Oliveira, “a reciclagem de papel não apenas preserva as matas, como reduz a poluição e os aterros sanitários, e ao realizar este experimento o importante mesmo é que estamos salvando uma árvore”.
  

>>>Veja como realizar este experimento aqui<<<



Salve uma árvore

Materiais:
•    Jornais velhos;
•    Lascas de cedro ou outra madeira;
•    Cordão ou barbante;
•    Piscina de plástico para criança, ou tina grande;
•    Água;
•    Sal.

 O que fazer:
1)    Ache um lugar bom, seco, em um gramado ou pátio onde possa trabalhar. Coloque, juntas, cerca de 20 a 30 folhas grandes de jornal.

 
2)    Junte mais ou menos 1 xícara (240 ml) de lascas de madeira entre as folhas, de 8 em 8 páginas.
 
3)    Enrole cada grupo de 8 bem firmemente e amarre, sem apertar, em cada uma das pontas (mas não tão frouxo, que o barbante possa cair).
 
4)    Encha a piscina (vasilha grande) ou tina com água suficiente lascas (pó de serraria, sobra de serrarias), para cobrir, mais ou menos, metade da superfície da água. Junte cerca de 3 xícaras (720 ml) de sal à água (isso vai produzir chamas vermelhas).
 
5)    Coloque seus “pedaços de lenha” na água, virando-os várias vezes, a fim de cobri-los. Deixe as toras na piscina durante 1 semana, lembrando-se de virá-las pelo menos uma vez por dia.
 
6)    Quando se passar uma semana, retire as toras e coloque-as num local seguro, para secar. Quando sua lenha estiver completamente seca, estará pronta para ser queimada.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário