sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Estudantes da Uesb participam do SINbaianidade


por Mellina Montanha
Aconteceu de 13 a 16 de outubro no campus XXIII da Uneb em Seabra, o  I Simpósio Internacional de Baianidade (SINbaianidade). O evento, que teve como objetivo explorar as diversas faces da baianidade, sob eixos temáticos correlacionados à educação, gênero, linguagens, religiosidade, história, literatura e áreas afins, contou com a presença de diversos alunos da Uesb, em especial dos cursos de Pedagogia e Ciências Biológicas de Itapetinga.
O evento trouxe à tona o debate sobre as inúmeras identidades baianas, as histórias que levam ao conhecimento dessa cultura, além da musicalidade e literaturas da baianidade. “O simpósio teve a participação do sociólogo e comunicólogo Muniz Sodré; do poeta e compositor José Carlos Capinam, grande expoente do Tropicalismo, que coordenou a sala ‘A Bahia Lítero-musical’ ao lado de João Jorge, presidente do Olodum”, contou a discente Mirian Dias Gonçalves.
Ainda segundo a aluna, que apresentou o trabalho intitulado “A relação professor-aluno e as diferenças étnico-raciais na sala de aula: estudo descritivo”, o SINbaianidade foi prestigiado pelo adido cultural da embaixada de Angola no Brasil, Camilo Afonso, pelo diretor da Casa da Nigéria na Bahia, Misbah Akanni, e pelo professor da Universidade de Buenos Aires (UBA) Rubens Bayardo, entre outros pesquisadores, docentes e convidados.
“Foi uma experiência maravilhosa, gostamos muito do nível do evento, dos palestrantes e do teor por eles abordado. Foi a primeira vez que participamos de um evento internacional, e ficamos satisfeitos com essa nova experiência, que nos trouxe um verdadeiro aprendizado”, revela Dominick do Carmo, do Diretório Acadêmico (DA) de Pedagogia. Para Weslley Amarante, também aluno de Pedagogia, “foi uma bela viagem, sem sombra de dúvida produtiva, aprendemos muito, principalmente sobre a cultura baiana. Recomendo a quem ainda não conhece, participar no próximo ano. Agradeço ao DA de Pedagogia  por nos proporcionar essa viagem, que ficará gravada nas nossas memórias”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário