segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Acolhimento psicológico no campus de Itapetinga


O ingresso na Universidade, bem como sua permanência nela, envolve uma série de fatores que têm permeado, ao longo dos anos, o cotidiano de todos os atores sociais que compõe a Instituição. Seja na condição de aluno, professor ou funcionário, o espaço acadêmico pode envolver desafios, agitações e conflitos nas relações interpessoais. Na UESB, uma das maneiras de driblar essas dificuldades é o acolhimento psicológico.

No campus de Itapetinga, os acolhimentos acontecem no Espaço de Partilhas e Aprimoramento Humano (Epah!). Funcionando desde janeiro deste ano, o Epah já concretizou cerca de 70 acolhimentos, realizados individualmente, em dupla e até em grupos. Também já foram realizados acolhimentos em atendimento às solicitações judiciais e às demandas do Centro de Referência da Mulher, sobre situações ligadas à violência intrafamiliar envolvendo atores sociais vinculados à Universidade.

De acordo com Cássio Montalvão, psicólogo institucional responsável pelos atendimentos, entre os assuntos apresentados com mais frequência pelos alunos estão desconfortos emocionais relacionados à adaptação à cidade, insatisfação com o curso, problemas nas psicodinâmicas familiares e conjugais, orientação sexual e quadros depressivos. Já entre os servidores, os temas mais recorrentes foram os problemas existenciais e familiares que interferem no trabalho, desmotivação e quadros sindrômicos. 

Segundo Montalvão, nos alunos recém-chegados à Universidade foram notados desconfortos emocionais em face da dificuldade de adaptação destes em relação à cidade, bem como à dinâmica universitária. “Existem também momentos de insatisfação com os cursos em que estão inseridos, sendo necessário em alguns casos movimentos de reorientação vocacional”, explicou. 

Ainda segundo o psicólogo, outra dificuldade percebida foi a de elaboração do luto psíquico com relação ao término do curso, no caso dos alunos em períodos de conclusão. “São conflitos gerados pela saída da condição de universitários e pelos redirecionamentos necessários para abraçar a vida profissional ou a continuidade da vida acadêmica na condição de especializando, mestrando ou doutorando”, concluiu.

Para os interessados em utilizar os serviços e acolhimentos psicológicos disponibilizados pelo Epah, informamos que os horários podem ser agendos previamente no setor, pessoalmente, por telefone ou por e-mail, às segundas e terças-feiras, nos três turnos. Os contatos do Epah são epah@uesb.edu.br e (77) 3261-8671.

Nenhum comentário:

Postar um comentário