sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Curso de Pedagogia discute educação e diversidade



 
O respeito às diferenças e as políticas públicas, que buscam assegurar os direitos das minorias, são temas que compõem o cotidiano acadêmico e social e que, consequentemente permeiam a prática docente. Para adequar e propor alternativas ao atendimento educacional de populações diferenciadas, acontece em Itapetinga o Seminário Educação e Diversidade para Além da Prática Escolar. 
O evento agrega o 8º Eixo Temático, o Seminário de Estágio em População Diferenciada e o 2º Encontro de Estágio no Ensino Fundamental Anos Iniciais e o 3º Seminário Violência na Escola. Para o professor Rafael Ribeiro, um dos coordenadores do seminário, “o interessante deste evento é que ele reúne o tripé universitário de ensino, pesquisa e extensão, com o Eixo focado na parte de ensino e o seminário de estágio envolvendo pesquisa e extensão. É uma forma da Universidade estar em constante contato com a comunidade, seja ela universitária ou externa, falando sobre diversidade cultural, paz e violência na escola, além da educação para as populações diferenciadas”.

“A realização deste seminário tem o objetivo de delinear novas posturas críticas e teóricas que fundamentem a ação docente”, explicou o coordenador do curso de Pedagogia, professor Wermerson Meira. Ainda de acordo com o coordenador, “é necessário entender o fazer pedagógico como exercício da pesquisa, refletir a partir do estágio sobre as condições e a realidade do trabalho interdisciplinar, discutindo políticas públicas do atendimento educacional a essas populações diferenciadas e trazendo a comunidade para uma reflexão de novas práticas que contribua para melhorias”.
Durante o evento foram abordados temas relacionados à diversidade cultural e étnica, À educação nas instituições de amparo social e violência nas escolas. Para o psicólogo institucional da Uesb, Cássio Montalvão, que participou da mesa redonda “Educação e sujeitos em vulnerabilidade”, “é necessário que se fortaleça o debate, criando novas possibilidades de visão sobre o tema que é amplo e que precisa ser redimensionado, para que se construa uma política educacional mais acertada ainda para esta geração”. 
As atividades continuam hoje com as comunicações orais durante a tarde, e no auditório Juvino Oliveira, a partir das 19 horas, com a mesa redonda “Educação e diversidade étnica”.  A organização do evento é uma parceria do Colegiado do Curso de Pedagogia, com os coordenadores do Eixo Temático, além dos professores da disciplina de estágio e os pesquisadores do Núcleo de Pesquisa e Extensão Gestão em Educação e Estudos Transdisciplinares (NUGEET).

Nenhum comentário:

Postar um comentário