quarta-feira, 17 de agosto de 2011

  Orçamento público é tema de reunião em Itapetinga

Em continuidade ao debate para a constituição do orçamento participativo na Uesb, foi realizada na terça-feira, 16, a primeira reunião técnica sobre o tema, no campus de Itapetinga. A iniciativa tem como objetivo esclarecer como o orçamento da Uesb é gerido e executado, visando planejar coletivamente a área financeira da Universidade para os próximos anos.

A reunião teve início com a exposição do histórico dos orçamentos das Instituições de Ensino Superior da Bahia, realizada pelo professor Wagner Duarte José, seguida pela apresentação do orçamento da Uesb de 2011, feito pela assessora técnica de planejamento e finanças da Uesb, Fernanda Keila Ximenes. “O que estamos tentando implementar na Uesb é a gestão do orçamento de forma participativa. Só que isso não é feito de uma hora para outra; primeiro estamos fazendo reuniões, tentando explicar como funciona o orçamento dentro universidade, para a partir daí discutir como fortalecê-lo”, conta a assessora.

O intuito da reunião temática foi também esclarecer questionamentos e dúvidas que surgem durante a apresentação do orçamento, visando distribuir os recursos da Universidade de forma que contemple suas necessidades de infra-estrutura, resultando numa melhoria da qualidade e das condições de ensino na Instituição. Para Tayrone Félix Ribeiro, assessor especial da reitoria, “a partir do momento em que a comunidade acadêmica da Uesb tem conhecimento sobre o orçamento, o seu contexto e o significado de cada rubrica, ela pode opinar sobre as alterações neste orçamento”. A intenção foi apresentar o que foi orçado e executado até o momento, para a partir daí discutir o orçamento do próximo ano. “Em 2012, a gente já espera ter o principal instrumento de planejamento da Instituição que é o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)”, conclui.

As discussões acerca do orçamento público na Uesb continuam nos dias 18 e 23 de agosto, nos campi de Jequié e Vitória da Conquista, respectivamente. Outras informações pelo telefone (77) 3424-86221.

Nenhum comentário:

Postar um comentário