terça-feira, 20 de setembro de 2011

Proler realiza XVI Encontro Regional de Leitura


De 27 a 29 de setembro, o campus da Uesb de Itapetinga receberá a XVI edição do Encontro Regional de Leitura do Proler e o II Prolerzinho, com o tema “Leitor e leitura: um encontro de amor”. O encontro é organizado pelo Programa Nacional de Incentivo à Leitura – Comitê Itapetinga, em parceria com a Secretaria de Educação de Itapetinga e apoio da Secretaria de Macarani.


Por meio da realização de conferências, oficinas, encontro com escritores, feira de livros, cursos, e apresentações artístico-culturais, serão discutidas as possibilidades de acesso à leitura e à escrita. Podem participar do evento professores, estudantes e qualquer pessoa da comunidade que tenha interesse por leitura.


A programação do evento acaba de ser divulgada. Entre as oficinas e cursos que serão disponibilizados aos participantes estão temáticas como “Contação e Ateliê de Histórias”, “A literatura infantil no mundo da matemática”, “A literatura de cordel”, “No mundo da sala de aula”, “Como fazer um filme em uma semana (produção de filme pelo celular)”, “Memórias de leitura”, “Labirintos da leitura”, “As diferentes linguagens e leituras”.


No II Prolerzinho, crianças de 4 a 10 anos, participarão da programação que envolve oficinas como “Contando histórias. Livro Aberto... chave Mágica da porta do mundo encantado”, “Arte e som no Movimento da Imaginação” e “Brincando com contos africanos”. Todos os inscritos terão direito a um passaporte para o espetáculo apresentado pelo grupo de teatro, Contadores de Histórias, do Rio de Janeiro, no dia 27 (público infantil) e, dia 29 (público juvenil e adulto).


Durante o evento também será realizado o curso Formação de Mediadores de Leitura, com carga horária de 40 horas, além das palestras de abertura com a escritora e jornalista ítalo-brasileira, Marina Colasanti, e de encerramento com a Secretaria Executiva do Plano Nacional do Livro e da Leitura, Maria Antonieta Cunha, considerada uma das mais conceituadas especialistas em leitura do país.
As inscrições podem ser feitas no Comitê do Programa, localizado na Praça Primavera. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (77) 3261-8459 ou pelo e-mail prolerit@hotmail.com.

Os interessados já podem efetivar sua inscrição no Comitê do Programa, localizado na unidade da UESB na Praça Primavera, em Itapetinga. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (77) 3261-8459
.Veja aqui a programação

27 de setembro- Palestra de abertura com Marina Colasanti

Ementas Oficinas

OFICINA 1: Contação de História 

Augusto Pessoa : Bacharel em Artes Cênicas habilitação Interpretação e Bacharel em Artes Cênicas habilitação Cenografia – UNI RIO.

Ementa: O ato de se contar histórias é uma prática ancestral, através da qual foi possível a transmissão de ensinamentos de geração a geração, mantendo a tradição dos povos que não tinham como fazer um registro de sua história. Assim sendo, o contador representava a memória viva e dinâmica de seu povo, suas descobertas, seus medos, suas explicações sobre sua origem e seu destino, e todos os seus feitos e fatos históricos

OFICINA 2: A Literatura Infantil no Mundo da Matemática

 Corina Dias Chagas Flores: Professora do Departamento de Ciências Exatas - UESB - Vitória da Conquista

Ementa: O Conceito de Número na Literatura Infantil: atividades pré-numéricas e o desenvolvimento do pensamento matemático. Acrobacias dos Sistemas de Numeração: algarismos romanos; sistema decimal. Importância do reinado das operações: soma, subtração, divisão e expressões numéricas. Manobras na partilha de inteiros: as frações. Resolução de Problemas e a dança do sistema monetário brasileiro.

OFICINA 3: O Encanto de escrever

Graça Targino :  Professora, Pós-Doutora em Jornalismo, Universidad de Salamanca

Ementa: Prática reflexiva sobre a produção de textos mediante situações variadas, que podem favorecer a formação do leitor e do escritor, como processo contínuo e ininterrupto ao longo da vida. A oficina resultará em folheto a partir da seleção de escritos do próprio Grupo

OFICINA 4: Criação de textos e produção de livro

Maria Nadja Bittencourt : Mestre em Educação e Professora da Universidade do Estado da Bahia Pedagoga e Licenciada em Letras, Especialista em Leitura e Produção de Texto , Diretora da Editora UNEB – EDUNEB

Ementa: Vivenciar a construção de um texto narrativo a partir de histórias de vida. Apresentar os mecanismos de que dispõe o texto para que a mensagem seja comunicada de forma clara, concisa e atraente. Estabelecer no processo de escrita, a relação entre as palavras e frases com vistas a comunicar uma idéia com adequação, coerência e coesão. Compreender a leitura como atitude mediada através do texto numa constante busca de significação e produção de sentido da idéias do autor, como prática social que depende de condições prévias para que a sua realização se concretize

OFICINA 5: A explosão do saber

Marcondes Viana da Silva: Professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Doutor em em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Ementa: Objetiva-se com esta oficina construir com o leitor um breve entendimento da história de conhecimento, explorando o método científico e ensino de ciências.



OFICINA 6: Professores, alunos e histórias... um doce encontro

Geovânia Fagundes: Graduada em Pedagogia- UESB, especialista em Língua Portuguesa e Literatura, Coordenadora Pedagógica da Cooedita e professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, da Rede Municipal de Ensino.

Ementa: Oficina teórica e prática para o aperfeiçoamento na arte de contar história e descobrir seus segredos. Análise dos aspectos a serem considerados quando selecionamos contos para o público infantil e juvenil: Seleção do repertório, preparação da história, busca do narrador interior, descoberta de recursos próprios para emocionar, provocar e deleitar.

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         

OFICINA 7: A literatura de Cordel, no mundo da sala de aula

 Eduardo Fiscina: Licenciado em história pela UFS, Cangaçólogo e Cordelista

Ementa: Partindo do entendimento que a cultura popular tem um importante papel na formação integral dos nossos alunos, é que a presente oficina tem como foco central, a literatura de cordel em sala de aula como instrumento facilitador do processo de ensino aprendizagem. Sendo assim, o objetivo de tal encontro, é divulgar a história e a arte da literatura de cordel no meio acadêmico, como também direcionar os participantes no que diz respeito á produção da mesma.

OFICINA 8: Ler, escrever, reiventar a vida, (re) descobrindo a terra onde moro

Ana Isabel: : Professora do Departamento de Letras - UESB - Vitória da Conquista

Ementa: Por meio de textos literários, o oficinando fará releituras da terra onde mora, ao (re)descobrir costumes, crenças, valores, histórias, personagens marcantes e dificuldades que marcam este lugar.

Produção de textos escritos, a partir das releituras elaboradas.

OFICINA 9: Ateliê de Histórias

Warley Goulart: Especialista em Literatura Infanto-Juvenil pela Universidade Federal Fluminense e formado em Artes Cênicas pela UniRio, Warley Goulart é um dos coordenadores do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias, onde atua como contador de histórias, músico e artista plástico na criação e costura das obras do projeto. Com seu grupo, já se apresentou e ministrou oficinas em centros culturais, bibliotecas, universidades, festivais e encontros de contadores de histórias, literatura e teatro, no Brasil, Espanha, Portugal, Argentina e Peru.,

Ementa: É uma oficina que intercala teoria e prática sobre a arte de contar histórias e seus desdobramentos, onde os coordenadores do grupo Os Tapetes Contadores de Histórias compartilham com os educadores alguns pontos da pesquisa que o grupo desenvolve há 13 anos de criação e uso de suportes plásticos para narrativa, a fim de despertar o imaginário de crianças, jovens e adultos para as artes e a leitura. O encontro é entremeado por narração de histórias, mostra de objetos do acervo do grupo e explanações sobre as relações entre literatura e tecelagem, oralidade e cultura escrita, bem como as funções dos contos (recreativa, educativa, terapêutica e social).

Oficina 10 -   Memórias de leitura: discursos de ontem e de hoje

Margareth Correia Fagundes Costa - Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Mesrtre em Letras

Ementa: A  leitura  é o  encontro  de subjetividade a subjetividade – face a face; é  ação dialética; é  criação de sentidos. A primeira e grande leitura é a leitura de nós mesmos, pois o autoconhecimento possibilita-nos o encontro com o outro como ele é e não como nós gostaríamos que ele fosse, para satisfazer  a nossa própria incompletude. Assim, a oficina Memórias de leitura: discursos de ontem e de hoje pretende oferecer um mergulho na subjetividade de seus participantes, para extrair o brilho desse tesouro submerso e ainda compartilhar eventos de leitura outros, buscando ampliar e fortalecer o imaginário coletivo.

 Oficina 11: Como fazer um filme em uma semana (produção de filme pelo celular),
Christian Caselli- Professor em oficinas audiovisuais e de fotografia. Curador de mostras de filmes. Fotógrafo celular. Jornalista e crítico de cinema.

Ementa: Oficina prática com intento de realizar máximo de curtas metragens possíveis em poucos dias, usando materiais “amadores” para mostrar a viabilidade de se fazer audiovisual com máquinas como celulares, câmeras fotográficas e computadores caseiros.

* As aulas teóricas darão uma introdução nas normas mínimas de cinema (História do Cinema, roteiro, filmagem, edição, etc), porém com ênfase na desconstrução sobre as diversas idéias rígidas que acercam a "sétima arte" – ou seja, demonstrar as novas possibilidades recorrentes que a tecnologia digital oferece atualmente.

Oficina 12: Labirintos da Leitura entre fios e enigmas e histórias de amor:

Luciano Lima - : Professor do Departamento de Estudos Básicos e Instrumentais - UESB – Itapetinga.

Ementa: Fundamentos teóricos-práticos acerca da formação do leitor numa perspectiva dialógico- bakhtiniana. O texto/labirinto, o leitor/ Teseu, o fio de Ariadne/ sentido e o minotauro/ enunciado. Narrativas mitológicas histórias de amor. Leitura e práticas leitoras. Níveis de apreensão de sentidos: o uno e o múltiplos; a horizontalidade e a verticalidade; o exterior e o interior;  a realidade e a aparência o finito e o infinito.

OFICINA 13: As diferentes linguagens e leituras

Dilson Oliveira:Professor

Ementa: Uma introdução sobre as diferentes linguagens da arte. Os signos e os simbolos específicos em cada uma das quatro formas básicas de expressão: Plástica, Cénica, Fonética e Literária. O curso propõe a leitura sucinta de uma pintura ("as meninas" de Diego Velazquez), um filme ("Cidade de Deus" de Fernando Meireles) e um poema ("Mortal Loucura" de Gregório de Matos) musicado por José Miguel Wisnik e coreografado pelo grupo "Corpo".

OFICINA 14: Mãe, lê pra mim

Jorsinai de Argolo Souza - : Professora do Departamento de Letras - UESC - Itabuna

Memórias literárias. Mãe como mediadora de leitura. Campanha “Mãe, lê pra mim” (INSTITUTO PRÓ-LIVRO). Leitura como valor. Funções da literatura. Livros para leitores iniciantes. Grandes autores. Recomendações as famílias. Projetos de leitura na França, Japão, Cingapura.

CURSO : Formação de Mediadores de Leitura – 40h

Ângela Gusmão-: Professora do Departamento de Letras - UESB - Vitória da Conquista

Ementa: Concepções de ensino de leitura; a leitura a partir de uma perspectiva tradicional e interacionista; tipologia textual, modalidades de leitura: a leitura como busca de informações; a leitura estudo do texto; leitura pretexto; leitura fruição. Aspectos teóricos da Literatura Infantil. Visão histórica. A Literatura Infantil e a escola e a função pedagógica. A poesia para crianças. Os contos de fadas e outros textos infantis. Produção de histórias a partir de leitura e comentários de histórias infantis: produção de ilustrações; produção de histórias orais; produção do texto escrito a partir de uma seqüência de gravuras; cuidados com o texto escrito.

 II PROLERZINHO, no Leitor e Leitura um encontro de amor tem um presente especial para você.

Oficina:  Contando histórias. Livro Aberto...chave Mágica da porta do mundo encantado (oficina n.1 manhã e n.4 tarde)

Público alvo: crianças de 4 a 6 anos

Tia Francis: Graduada em Pedagogia. Especialização em Gestão Escolar


Ementa: Um livro só começa a existir quando o leitor o abre. Livro aberto para ler e ouvir muitas histórias, manusear as obras, encantar-se com as ilustrações, os formatos, cores, tamanhos, personagens, mergulhar no mundo do faz de conta, dos sonhos e fantasias, deixar-se levar pelas histórias e na emoção dessa aventura alimentar a imaginação tão importante a seu desenvolvimento e o primeiro passo para ser um leitor.

Venha conferir e adquira sua chave mágica.

Oficina: Descobrindo o sabor das letras (oficina n.2 manhã) 

Público alvo: crianças de 6 a 8 anos

Geovânia  Fagundes -  Graduada em Pedagogia, UESB, especialista em Língua Portuguesa e Literatura, Coordenadora Pedagógica da Cooedita e professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, da Rede Municipal de Ensino

-  Ementa: Desfrutar momentos de encantamento que a leitura produz, a partir de atividades criativas: “saboreando histórias”, acrescentando uma “pitada de rima”, experimentando um “doce de letras”, até se deliciar com os “sabores inesquecíveis” dos contos de fada.

Oficina – Arte e som no Movimento da Imaginação (oficina n.3 manhã e n. 5 tarde)

Público alvo: crianças de 8 a 10 anos

Miriam Santos Carvalho- Pedagoga


-  Ementa: Esta oficina propõe o fazer musical através de intepretação de histórias. Desenvolvendo um trabalho de musicalização infantil  norteada pelos eixos da criação e reprodução que garantem as possibilidades de ações voltadas para a interpretação, a improvisação e a composição.

Oficina - Brincando com contos africanos  (oficina n.6 tarde)

Público alvo: crianças de 7 e 8 anos

Cecéu – Pedagoga. Especialista em Psicopedagogia.

- Ementa: A Formiga combinou com a Cigarra que sairia de férias para conhecer o mundo. E saiu... Em suas andanças ela conheceu uma formiga africana que contou a ela lindas histórias da África! Assim, ela soube como aconteceu “A primeira chuva”, como foi “ O casamento do filho do Vento” e descobriu que “A Lua, o macaco e o tambor” são personagens de uma bela amizade.

Conhecer histórias africanas e perceber a contribuição destes contos para a diversidade literária e cultural de nossas crianças, que devem compreender os conhecimentos diversos  como constituintes de seu processo de letramento.

29 setembro- Palestra de encerramento com Maria Antonieta Cunha

Todas as pessoas inscritas terão direito a um Passaporte grátis para o espetáculo do Grupo de TEATRO CONTADORES DE HISTÓRIAS, do Rio de Janeiro.

Dia 27 de setembro – espetáculo infantil

Dia 29 de setembro- espetáculo adolescente e adulto

Nenhum comentário:

Postar um comentário