quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

https://mail.google.com/mail/?ui=2&ik=f30865de9b&view=att&th=1328d48ea3843512&attid=0.1&disp=inline&realattid=f_gsunji6s1&zw

O dia 21 de setembro é a data em que se comemora o Dia Nacional de luta das pessoas com deficiência. Esse marco foi instituído em 2005, com a Lei 11.133, assinada pelo vice-presidente, José Alencar Gomes da Silva. Para  atender a este público tão especial, a UESB tem adotado, desde 2008, com a aprovação da Resolução nº 36 no CONSEPE, ações afirmativas a fim de garantir as pessoas com necessidades especiais oportunidade de ingresso na instituição por meio das cotas, e apoio acadêmico que assegure a sua permanência na instituição até a conclusão do curso.

Hoje, existe nos três campi da universidade – Itapetinga, Conquista e Jequié – o Núcleo de Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência (NAIPD), no qual se encontram unidos membros da administração, servidores e professores, em prol dos interesses das pessoas com deficiência,  como a eliminação de barreiras físicas e de informação. Além disso, para os deficientes visuais, a instituição tem dado suporte a aprendizagem com iniciativas como empréstimo de lupas para provas e estudos, acompanhamento psicológico e acadêmico, instalação do softare dosvox nos computadores, impressora em braile, aquisição do CCTV, distribuição de xérox ampliada, regletes, bengalas e jogos adaptados.

De acordo com  a discente do curso de Zootecnia, Daniela Freitas Costa, que possui deficiência visual, “na UESB encontrei muitos amigos e professores que me apoiaram bastante, sempre que precisei e me deram forças para não desistir nunca. Espero que a Universidade se dedique mais a essas pessoas, que procurem recursos para todos os tipos de deficiência”. Depoimentos como este tem incentivado a universidade a buscar soluções que facilitem a vida destas pessoas, em conformidade com a portaria nº 3.284 do Ministério da Educação (MEC), a qual especifica minuciosamente os procedimentos a serem adotados pelas instituições de ensino, para assegurar as pessoas com deficiência física e sensorial condições básicas de acesso ao ensino superior, de mobilidade e utilização de equipamentos e instalações.

Em atenção especial a estes alunos, a UESB tem enfatizado a presença de rampas e vias de acesso na construção dos novos prédios. Além disso, tem promovido a realização de cursos para treinamento de profissionais no suporte as pessoas com deficiência, como o de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), que será realizado do próximo dia 3 ao dia 5 de outubro, e o de ledores  com data a ser programada.

Os cursos  realizados pelo Núcleo estão abertos a participação de alunos, funcionários e professores da UESB. Mas, brevemente, serão abertos abertos também a participação da comunidade externa. A universidade aproveita este dia para saudar e se solidarizar a todos os deficientes que persistem mediante os obstáculos, e persistem em lutar para terem seus direitos sociais assegurados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário