terça-feira, 13 de setembro de 2011

Reitor da UESB avalia o primeiro ano de gestão




Por Érica Bonfim


Em entrevista exclusiva para nosso blog, o Magnífico Reitor da UESB, professor Paulo Roberto Pinto, faz uma avaliação sobre o primeiro ano de sua gestão e reafirma o compromisso com o desenvolvimento de ações que valorizem o ser humano dentro da instituição. Confira a íntegra desta entrevista.

Como o senhor avalia este primeiro ano de gestão?

 
Eu avalio como um dos grandes avanços na universidade. Introduzimos uma ampla discussão sobre o orçamento da instituição, e investimos em infra-estrutura para melhoria do ensino; de modo que todas as salas de aulas hoje da universidade possuem equipamentos de datashow e notebook. Além disso, estamos colocando em todas as salas de aula, nos três campi da universidade, aparelhos de ar-condicionado, antecipando a chegada do calor intenso do verão, com o objetivo de dar conforto ao aluno, o que acreditamos que irá facilitar o aprendizado. Retomamos as construções das obras que estavam paradas dentro da instituição, e estamos fazendo uma administração participativa e democrática.

Quais os planos para projetar a universidade nos próximos três anos de gestão?

 
Nós estamos trabalhando o PDI da universidade (Planejamento de desenvolvimento institucional), discutindo com representantes de todas as categorias, alunos, professores e funcionários. Com isto, poderemos construir um projeto que aponte quais os rumos que queremos, e qual o crescimento desejado, e, assim, estabeleceremos prioridades nas ações para pós-graduação, ensino e extensão na universidade.

Em um panorama deste primeiro ano de gestão, o que mudou na UESB?

 
A UESB é uma universidade que hoje tem como prioridade as condições de ensino. Continuamos a fortalecer a pesquisa e a extensão dentro da universidade, e temos conclamado todos a trabalhar por um projeto de universidade construído de maneira unificada por alunos, funcionários e professores, dos três campi da universidade.

A proposta da campanha da sua chapa defendia a humanização dos serviços e do atendimento a comunidade acadêmica. O que tem sido feito nesse sentido?

 
Recomendamos as pró-reitorias, especificamente as de Administração e Recursos Humanos (PRARH), e a de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG), que desenvolvam atividades nas quais haja a participação de todos os membros da instituição. No caso específico do servidor, temos recomendado a PPG que fomente cursos junto a Pró-reitoria de Administração para qualificação, incluindo-se aí também os docentes. Solicitamos aos setores de Extensão que promovam regularmente alguns encontros e gestões para integração da comunidade acadêmica. Acredito que na universidade é fundamental ir além da produção de conhecimento e da elaboração de pesquisas científicas. É preciso que as relações interpessoais sejam valorizadas, em uma busca constante. Mas, para isto, é necessário mudar a cultura da instituição, para que cada pessoa assuma o papel de trabalhar consigo mesmo e irradiar amor aos próximos, humanizando as relações em uma dimensão maior.

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