terça-feira, 6 de setembro de 2011

Seminários na UESB discutem adesão ao SISU

Por: Érica Bomfim

 

A UESB realizará nos dias 6, 8 e 9 deste mês, nos campi de Jequié, Vitória da Conquista e Itapetinga, seminários para discutir a proposta de adesão ao Processo Seletivo do Sistema Unificado de Seleção (SISU), gerenciado pelo Ministério da Educação.  Neste sistema a seleção dos candidatos às vagas, que anteriormente eram disponibilizadas por meio do Vestibular, é feita com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Nos seminários estará em discussão a proposta da UESB de ofertar metade das vagas disponíveis para os cursos de graduação. A adesão ao SISU trará garantias como a manutenção dos pesos e das notas mínimas das provas, conforme exigências estabelecidas no Vestibular, além da manutenção de políticas de ações afirmativas, como determinam as resoluções CONSEPE 36/2008 e CONSU 11/2008.

Na ocasião, será apresentado o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAEST), que contemplará alunos das Instituições de Educação Superior Públicas Estaduais. O programa tem por objetivo fomentar a democratização das condições de acesso e permanência dos alunos na instituição; diminuir o efeito das desigualdades sócio regionais; reduzir o índice de evasão; possibilitar o sucesso acadêmico dos estudantes e promover a inclusão social pela educação.

Em Vitória da Conquista, o local de realização será o Auditório II do Módulo de Medicina às 9h30, e em Itapetinga a programação começará às 10h20, na sala 17, do Módulo de Sala de Aula. Em todos os campi haverá representação discente, docente e administrativa na composição das mesas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário