sexta-feira, 18 de novembro de 2011

“Cinema: Eis questão” comenta “O Homem Que Engarrafava Nuvens” em Itapetinga



Candidatos ao Vestibular 2012 da UESB compareceram na tarde desta quinta-feira, 17, ao auditório Juvino Oliveira no campus de Itapetinga, para prestigiarem a exibição fílmica de “O Homem Que Engarrafava Nuvens”, do diretor Lírio Ferreira. Durante os 100 minutos de exibição, o documentário que traz a história do compositor Humberto Teixeira, prendeu não só a atenção, mas os olhos e a respiração da platéia, a qual silenciou para se unir ao tempo do baião.

Os comentários foram realizados pelos professores da UESB de História, José Dias, e de Teatro, Roberto Abreu, e pelo mestrando em Memória Linguagem e Sociedade, Glauber Lacerda. O documentário é iniciado com a jornada de descobrimento de Denise Dummont, filha do compositor, da figura do próprio pai, e assim como uma sanfona que abre e fecha para ampliar ou encurtar notas, o filme expande e aproxima ao tempo do baião, contextualizando a música, Humberto Teixeira, o Brasil e o nordestino.

Os enquadramentos inquietos do diretor de fotografia, Walter Carvalho, e a ousadia do diretor, Lírio Ferreira, fazem do filme ágil, popular, musical, antropológico, capaz de envolver até mesmo as pessoas que não gostam do baião. Nesta sexta-feira, 18, o Janela Indiscreta no Vestibular exibe o filme “A cor do paraíso”, às 14h e às 19h, no auditório Juvino Oliveira em Itapetinga, comentários de Adriana Amorim, Cristiano Figueira e Cássio Borges.

Um comentário:

  1. Estive na UESB para falar com o prof. Jorge nascimento (UESB - JEQUIE) sobre a Olimpiada de Matemática. Mas a viagem dele atrasou e eu aproveitei para conferir o belo documentário. Otima escolha. Um mistura de depoimentos e artistas de estilos tão diferentes, com aquela pincelada da esposa-Ex e da filha. Que bacana ver um compositor tão "anônimo" em nosso país que só visualiza os cantores. Ao mesmo tempo tão marcante com suas canções bem articuladas com a reliadadebrasileira. Interessante a maneira como obaião foi retratado no filme, mostrando a dimensão grandiosa que alcançou e a projeção para fora do Pais. Parabéns aos realizadores!

    ResponderExcluir