quarta-feira, 4 de maio de 2011

O campus da UESB de Itapetinga

O campus da UESB de Itapetinga


Quando a UESB chegou à cidade de Itapetinga em 1982, trazendo o curso de Zootecnia, esteve inicialmente instalada em duas salas do Colégio Ginásio Agroindustrial. Em 1983, foi construída a  unidade da Praça Primavera, a qual abrigava de início a sala da Direção, o Departamento de Estudos Básicos e Instrumentais (DEBI), o Departamento de Tecnologia Rural e Animal (DTRA), a Secretaria de Cursos, duas salas de aula, um laboratório e a Biblioteca.

Em 1987, um movimento unificado dos estudantes do curso de Zootecnia incluiu, em sua pauta nacional, a aquisição de um campus para os discentes da UESB em Itapetinga. Foi então que o governador do ano de 1988, Valdir Pires, sensibilizou-se com a reivindicação, e negociou a compra por um valor abaixo do mercado das terras da família de Juvino Oliveira.

A mudança da unidade da Praça Primavera para o campus foi feita dez anos depois, de forma gradativa. Primeiro vieram os alunos e professores do curso de Zootecnia com alguns laboratórios e  salas de aulas. Depois, a parte administrativa com os departamentos, secretaria, colegiado e biblioteca.

O campus foi se expandindo a medida em que eram criados novos cursos. Em 1998 implantava-se a licenciatura em Pedagogia; em 2003, bacharelado em Engenharia de Alimentos; em 2004, bacharelado em Engenharia Ambiental e licenciatura em Química; em 2005, licenciatura em Ciências Biológicas; em 2008, bacharelado em Biologia; e em 2009, bacharelado em Química. Alem das graduações, o campus acrescentou especializações como os mestrados em Engenharia de Alimentos,  Zootecnia, Meio Ambiente, e o doutorado em Zootecnia, os quais exigiram a ampliação da estrutura de laboratórios e salas de aulas, bem como trouxe para a cidade um equipe de docentes  altamente competentes e qualificados.

Hoje, o campus da UESB de Itapetinga é um dos que mais cresce. É referência em pesquisas, possuindo sete dos dez bolsistas de produtividade em pesquisas do CNPq, e tem 358 projetos de pesquisas cadastrados na Pró-reitoria de Pós-graduação (PPG). Atualmente, foram compostas comissões para criação de quatorze novos cursos. São eles: licenciatura em Educação Física, bacharelado em Gastronomia, tecnólogo em Farmácia, bacharelado em Medicina Veterinária, Licenciatura em Letras e Libras, tecnólogo em Laticínios, licenciatura em História, licenciatura em Geografia, bacharelado em Engenharia Química, tecnólogo em Segurança do Trabalho, bacharelados em Engenharia de Produção e Engenharia de Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário