sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Começa I Simpósio Brasileiro de Produção de Ruminantes


por Mellina Montanha


Um evento para reunir pesquisadores, alunos e produtores, para a socialização dos temas relevantes à produção de ruminantes. Foi com esse intuito que teve início ontem, 30, no campus da Uesb de Itapetinga, o I Simpósio Brasileiro de Produção de Ruminantes, evento coordenado pela professora Cristiane Leal e realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPZ).

Na manhã de hoje, 1º, foram abordados os “Protocolos de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) - Bovinocultura de Leite e Corte”, com o professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM) Fábio Luis Bin. “Nós vamos falar sobre algumas biotecnologias da reprodução, entre elas a inseminação artificial em tempo fixo em bovinos, que é uma tecnologia bastante utilizada atualmente, objetivando um aumento nas taxas de fertilidade e natalidade em gado de corte,” conta o palestrante.

Segundo estatísticas, o rebanho bovino brasileiro possui elevado intervalo entre partos, em torno de 20 meses, além de baixa fertilidade e natalidade. Para resolver o problema é preciso compreender a dinâmica folicular dos bovinos, viabilizando uma taxa ideal de intervalo entre partos. Além dos assuntos ligados a biotecnologia, foram abordados durante o primeiro dia de palestras temas relacionados à silagem de cana, avaliação visual na seleção de gato de corte, finalizando com a integração da pecuária de corte com a de leite.

Sobre a importância da realização de um evento do porte do Simpósio, Fábio Luis Bin destacou: “Eu acho que essa é a principal forma de levar os resultados de pesquisa para o campo, então, através de simpósios e palestras, nós conseguimos transferir as informações geradas nos centros de pesquisas para o campo”. As atividades do Simpósio continuam até amanhã com palestras, apresentação de trabalhos, além de análise sensorial de carne de hambúrguer. Acesse o site do Simpósio, confira toda a programação e participe!




Nenhum comentário:

Postar um comentário