quinta-feira, 8 de maio de 2014

Encontro Baiano de Pedagogia na UESB


Como agente motivador e deliberativo das discussões políticas vinculadas ao movimento estudantil, teve início na quinta-feira, 1º, o 25° Encontro Baiano dos Estudantes de Pedagogia (EbePe). O evento, que encerrou suas atividades ontem, no campus de Itapetinga, teve como eixo central das discussões a identidade do profissional de pedagogia.

De acordo com a organização do evento, a Uesb acolheu mais de dez delegações, com estudantes de universidade federais, estaduais e particulares de todo o Estado, além de participantes que vieram individualmente de outros estados, como Pará e Minas Gerais, para a construção coletiva deste evento. A programação contou com conferências, mesas de debates, apresentações de comunicações orais, grupos de trabalho e minicursos.

“A articulação política desses estudantes, tendo em vista também a articulação acadêmica, não perdendo de vista o ensino, a pesquisa e a extensão, estão entre os objetivos do evento”, explicou Fábio Viana, da comissão organizadora. “A formação do profissional de pedagogia deve discutir a questão da identidade, o por que e para que escolher a pedagogia, entendendo que será a partir do sentimento de pertencimento para com o curso que seremos bons pedagogos”, completou Viana.
O reitor em exercício, José Luiz Rech, destacou a importância de eventos como o EbePe, tendo em vista a valorização do profissional de pedagogia no país. “A gente precisa de um país com igualdade social e com igualdade na educação, garantindo o direito principal dos pedagogos de exercerem sua profissão dignamente”. Rech destacou ainda a importância da elaboração de um documento a partir do evento, construído por representantes de todo o Estado para ser encaminhado aos órgãos governamentais estaduais e federais, bem como às reitorias das universidades.

Na plenária final o campus de Jequié se candidatou para sediar o 6° Fórum Baiano das Entidades de Pedagogia (FoBEPe), evento de nível estadual. O FoBEPe está previsto para acontecer em novembro com o tema: “O Pedagogo e a Ressignificação da Consciência Política”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário