quinta-feira, 28 de julho de 2011

 Uesb unida em prol da inclusão
Há cerca de três meses, um grupo formado pela administração da Uesb, servidores e professores vem elaborando propostas unificadas de ações inclusivas, nos três campi da Instituição. O objetivo é oferecer serviços e suporte técnico necessários para facilitar o acesso ao conhecimento às pessoas com deficiência, eliminando barreiras físicas e de informação.
Para isso, foi criado o Núcleo de Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência, o NAIPD-UESB, que desenvolverá ações em Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. “A administração, em especial a Reitoria, tem se empenhado em unificar as ações dos Núcleos de Inclusão nos três campi, para que sejam realizadas de forma integrada, buscando soluções conjuntas para melhor atender a este público”, destacou o vice-reitor, José Luiz Rech.
Segundo o pró-reitor de Graduação, Luís Artur Cestari, as ações inclusivas sempre aconteceram na Universidade, mas não de forma articulada entre os três campi. “A união dos campi para lidar com a acessibilidade demonstra que é possível ter três dimensões distintas de ações, mas articuladas por um único princípio: proporcionar às pessoas o acesso ao conhecimento e a todas as atividades acadêmicas de formação, por meio de políticas de inclusão”, frisou.
O NAIPD em Itapetinga
Com um Vestibular já inclusivo, era preciso preparar a Universidade para receber esses discentes e dar condições à eles para conclusão do curso. De acordo com Rosangela Batista Nascimento, coordenadora em Itapetinga do NAIPD, “o intuito do Núcleo é oferecer subsídios aos alunos com necessidades educativas especiais, além de atender à alunos com baixa visão, que já recebem essa assistência no Campus”.

Recentemente, o Núcleo firmou parceria com o Instituto Benjamin Constant e com a Fundação Dorina Nowill para Cegos, e irá receber doações de obras literárias incrementando o acervo bibliotecário para este público, além de ser mediador na distribuição deste material para as Secretarias de Educação de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista.
Quem quiser contribuir com o NAIPD deverá comparecer ao Colegiado de Engenharia de Alimentos ou na Assessoria Acadêmica ou entrar em contato pelos telefones (77) 3261-8611 e 3261-8604, respectivamente, para se cadastrar como interessado em monitoria ou nos cursos de Braile e Língua Brasileira de Sinais (Libras). Por enquanto, o cadastro é voltado apenas para alunos, funcionários, professores e, futuramente, estará envolvendo a comunidade local nesse processo, unindo forças em prol da inclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário