quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Em Itapetinga, NAIPD realiza capacitação em Libras


Com o intuito de desmistificar antigos conceitos sobre surdos, além de oferecer formação para o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o Núcleo de Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência, o NAIPD-UESB, realiza durante essa semana o primeiro Curso de Libras no campus de Itapetinga. Neste primeiro momento o curso é voltado aos servidores, alunos e professores da Universidade, mas posteriormente as capacitações realizadas pelo NAIPD serão abertas à comunidade externa.

As atividades tiveram início na segunda-feira, 3 e continuam até quarta-feira. Durante a tarde de ontem, para demonstrar aos participantes do curso como são as situações vividas pelos surdos, foi realizada uma dinâmica com intermédio de mímica, em que cada um tinha que adivinhar uma determinada palavra. De acordo com Emile Assis Miranda Oliveira, do Centro de Apoio Pedagógico do campus de Jequié, e uma das instrutoras do curso, “com essa dinâmica a gente pode fazer com que as pessoas vivenciem um pouco do dia a dia do surdo, que é na verdade um estrangeiro dentro do próprio país”. Ainda segundo a instrutora, “o surdo faz uso de uma língua que é oficial no país, mas que uma boa parte dos brasileiros nem conhecem, nem dominam”.

Para a coordenadora do NAIPD em Itapetinga, Rosangela Batista Nascimento, mesmo diante do período das férias discentes, “tivemos um público perseverante e nós estamos satisfeitos com o resultado e a organização do evento, fruto da integralização dos três campi: Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. A receptividade foi muito grande, as pessoas estão apaixonadas pelo curso e comentam que no lugar de três dias, seriam necessários mais de três meses”, concluiu a coordenadora. Para a servidora da Uesb e participante do curso, Jeane Alves, “é uma riqueza ser capacitada para lidar com surdos. Ainda há uma ideia de que eles são nervosos, quando na verdade nós é que não estamos aptos a nos comunicar com eles”, destacou.

Confira as Fotos>>>








Nenhum comentário:

Postar um comentário