segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Entrevista especial com a Assessora Acadêmica do campus da UESB de Itapetinga, professora Carmen Lucia de Souza Rech, sobre os 30 anos da UESB

A senhora está na UESB desde 1984, e participou ativamente do processo de construção do campus. Algum dia a senhora imaginou que a Universidade chegaria ao que é hoje?

Eu sempre acreditei no crescimento e fortalecimento da UESB. Mas, não atribuo o desenvolvimento da instituição a trabalhos isolados, por entender que é o trabalho em equipe que trouxe essa realização a todos nós. Lembro o quanto funcionários deram tudo de si, comprometendo até mesmo bens de valor, como Carlos Alberto Santana de Oliveira, que carregava pedra e material de construção dentro do fusca, e ao José Carlos Cardoso, que na carreta trazia tijolos, madeiras e pedras. Isto, sem mencionar a alguns professores que renunciaram vantagens pessoais para que estas fossem destinadas a compra de material para a construção do campus. Sem mencionar, as festas realizadas com muita luta, para construção do primeiro módulo de sala de aulas.

A senhora se emociona ao relembrar o passado. Qual a importância da UESB na vida da senhora?

Eu tenho muito orgulho de pertencer à família UESB e fazer parte dessa história. É difícil lembrar o passado sem conter a emoção, bem como não destacar nomes de funcionários e professores, que literalmente deram sangue e suor para fazer da UESB o que ela é hoje. Só tenho a agradecer aos funcionários, Carlos Alberto Santana de Oliveira, José Carlos Cardoso, Sebastiana Marcelino Costa, Clarice Souza Lima, Adalice Gustavo Silva, Diniz Cascia dos Santos, Regina Célia Ferreira da Silva (in memoriam), Jaime Ferreira, e José filho (ex-funcionário), aos professores José Luiz Rech, Nelma Gusmão, Wellington Soares Freitas, Carlos Alberto de Miranda Peixoto, Maria Helena Ribeiro, Aderbal de Castro Meira Filho, João Cardoso Filho, Marcondes Viana Filho, Juan Carlos José Panizza, José Vieira dos Santos (in memoriam), Roberto Paixão e Antônio Pitágoras, que chegaram à UESB entre 1982/1984 e ajudaram a desbravar o campus junto a estes funcionários, e em especial ao professor, Ronaldo Vasconcelos Farias Filho, por ter se engajado na luta como aluno e continuá-la depois como professor da instituição, pelo qual tenho muito afeto e orgulho de ser colega de profissão.  Gostaria de agradecer também aos professores Fabiano Ferreira da Silva, Abel Rebouças e Aureliano José Vieira Pires, que não mediram esforços para implantar o primeiro núcleo de pós-graduação com mestrado e doutorado no campus, na área de Zootecnia. Aos professores que, em uma visão futurista, implantaram os cursos de licenciatura em Pedagogia, bacharelado e licenciatura em Biologia e Química, bacharelados em Engenharia Ambiental e de Alimentos, além dos mestrados em Ciências Ambientais e em Engenharia de Alimentos, quero agradecer a Cláudia Maria Maciel, Sandra Cunha, Alexilda Oliveira, Marcelo Franco, Maria Déia Carneiro, Maria Helena de Souza, Luciano Brito, Débora Cardoso, Pedro Guedes, Modesto Antônio Chaves e Renata Bônomo. Peço desculpas aos que me esqueci de mencionar sob o furor da emoção de relembrar o passado. Mas fica o agradecimento a toda família UESB, por contribuírem dedicando o melhor de si ao campus Juvino Oliveira/ UESB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário