segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Segundo dia de provas do Vestibular 2012 da UESB em Itapetinga


A manhã desta segunda-feira, 5, foi de nervosismo e ansiedade para alguns candidatos ao Vestibular 2012 da UESB em Itapetinga. No Colégio Estadual Alfredo Dutra, alguns vestibulandos deram entrada no Posto Médico, instalado pela COPEVE para prestar os primeiros socorros, com sintomas de alteração de pressão, náusea, dor de cabeça, rigidez na nuca, tontura, ausência de força muscular e tremores no corpo.

De acordo com a enfermeira, Alinne Santana Dutra Freire, “é comum nessa época de vestibular em que o candidato não se alimenta direito, dorme tarde, tem seu nível de stress elevado, tem essa sensação de mal estar, devido à alteração de sua rotina”. Uma das candidatas que se sentiu mal foi encaminhada a unidade hospitalar da cidade, por estar com a pressão arterial elevada, e precisou ser levada pela unidade móvel básica do SAMU. Nesses casos de pressão alta ter uma estrutura para atendimento de primeiros socorros é fundamental, explica Alinne, “a estrutura precisa ser melhorada, para que a gente consiga manter os sinais vitais controlados, aliviar o mal estar e em casos mais graves encaminhar de forma segura o paciente”.

Para evitar esse tipo de situação fica a dica da enfermeira Alinne, “o estudante nos dois primeiros dias que antecedem as provas do vestibular deve parar de estudar, fazer refeições leves, dormir cedo, procurar manter a tranqüilidade e não ingerir bebidas alcoólicas”. Nesta terça-feira, 6, as provas serão de Biologia, Química e Física.

Avaliação das provas

A candidata Darlene Ferreira, que tenta uma vaga para o curso de Ciências Biológicas, afirmou que este segundo dia de provas “foi bastante produtivo. Acho que fiquei menos nervosa do que ontem e fiz uma boa prova. Desejo ser qualificada pela Uesb, porque o que escuto sobre a Universidade é que ela prepara muito bem o aluno para o mercado de trabalho e vida profissional”. Já o candidato ao curso de Direito, Mateus Ferreira, da cidade de Itamaruju, declarou que ”matemática foi um pouco difícil. Já tinha participado do Vestibular no meio do ano, então minha expectativa agora é de passar”.

Os dois locais de realização das provas do Vestibular receberam hoje a visita do reitor da Uesb, Paulo Roberto Pinto Santos e do pró-reitor de Graduação Luís Artur Cestari, cumprimentando a equipe envolvida no Vestibular pelo desempenho e organização observados no Processo Seletivo.


Ocorrências

Outro evento observado no segundo dia de Vestibular foi a dificuldade de transporte coletivo para ter acesso ao campus da Uesb. De acordo com a Copeve, foram feitas solicitações à empresa Viação Itapetinga para disponibilizar ônibus em horários específicos, atendendo as necessidades de locomoção dos vestibulandos até o campus da Universidade. No entanto, o ônibus que deveria sair da Praça Dairy Walley às 7h30 não seguiu ao horário pré-estabelecido, acarretando em custos financeiros aos vestibulandos que tiveram que recorrer aos taxis e moto taxistas da cidade.

A Copeve de Itapetinga já tomou as devidas providências para que o incidente não se repita.












Nenhum comentário:

Postar um comentário