quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Simpósio debate química e sustentabilidade


Até quarta feira, 14, acontece no campus da Uesb de Itapetinga o II Simpósio de Química, evento que passou a fazer parte do calendário da Instituição em 2011 e que surgiu em comemoração ao Ano Internacional da Química. Desta vez, o Simpósio tem como tema “A química como instrumento do desenvolvimento sustentável”, numa referência ao ano internacional da energia sustentável e renovável. Compõe a programação minicursos para alunos da graduação e do ensino médio, palestras, apresentação de trabalhos e atividades culturais.

Para o coordenador dos cursos de licenciatura e bacharelado em Química, no campus de Itapetinga, Ademir Silva Júnior, “um dos objetivos do Simpósio foi integrar alunos de escolas públicas e privadas do município à Universidade, possibilitando uma vivência e envolvimento maior com o ensino de química”. Na opinião do coordenador, o evento contribui neste sentido inclusive para o desenvolvimento da cidade e das pessoas envolvidas com a educação no município.


É o que afirma também a coordenadora do evento, Daniela Alexandrino: “neste segundo Simpósio temos a pretensão de unir tanto pesquisa e ensino, como a extensão, através dos alunos do ensino médio”. Segundo a professora, “o objetivo é trabalhar e falar de química de maneira contextualizada, torná-la atrativa, despertando o interesse nos alunos e envolvendo também os professores destas escolas”.

Na primeira mesa redonda do Simpósio foram debatidas as questões relacionadas à química e a temática da sustentabilidade, com a participação de químicas da Instituição, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e da Indústria Nuclear Brasileira (INB). Segundo Ana Paula Rocha, do INB, “é possível sim associar a ideia de se produzir energia nuclear a de sustentabilidade, porque a energia do urânio é uma energia limpa, que gera menos liberação de dióxido de carbono”. A química destacou ainda que embora a exploração gere impacto, deve-se sempre integrar a ela as iniciativas de reflorestamento e de reposição ao meio ambiente. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário