sexta-feira, 24 de maio de 2013

UESB na 43ª Exposição de Itapetinga

A Uesb mais uma vez está presente no evento, colocando à disposição da comunidade projetos de pesquisa e extensão da Universidade, além de minicursos e oficinas.
Para a prefeita de campus, Rísia Chaves Gusmão, o intuito do estande é mostrar para a comunidade os trabalhos que estão sendo desenvolvidos na Universidade. “Além dos projetos que todos os anos marcam presença, neste ano trouxemos a coleção de peixes extraída do Rio Catolé, oficinas e minicursos, trazendo uma contribuição da Universidade para a comunidade local”, comentou a prefeita.

Da programação tradicional às novidades, são atrativos do estande a exposição de animais, o show da Química, projeto de fabricação de sabão a partir de óleos residuais e a Ludoteca, projeto de extensão do Laboratório de Ludopedagogia, que neste ano está completando dez anos de atuação. Segundo a funcionária técnica do laboratório, Maiza Alves, “todos os anos a Ludoteca se faz presente na Exposição, com o objetivo de trabalhar com o brincar e com o lúdico, dentro da perspectiva do convívio e desenvolvimento social e intelectual das crianças”.
Já o projeto de pesquisa “Biodiversidade do Rio Catolé Grande”, pela primeira vez no estande, traz aos visitantes informações sobre a realidade do rio, além de amostras de algumas espécies catalogadas no levantamento da ictiofauna local. “O projeto surgiu de uma necessidade de conhecer a realidade do rio e descobrimos ao fazer um levantamento que nada havia sido pesquisado neste sentido”, contou o professor Alaor Maciel Júnior. Impulsionadas pelo desafio do ineditismo, as pesquisas originaram um banco de dados que além de auxiliar novos trabalhos sobre o assunto, já catalogou 52 espécies de peixes, mas acredita-se que ainda haja mais. “A gente espera poder fazer esta contribuição para o conhecimento do rio e para que políticas públicas sejam tomadas no sentido de recuperá-lo”, finalizou o professor.

Oficinas e minicursos
Com foco nas pessoas que possuem restrições alimentares, a professora do curso de Engenharia de Alimentos, Cristiane Patrícia de Oliveira, conduziu no dia 16, o minicurso “Alimentos para fins especiais”. Com a maioria dos participantes formada por idosos do Programa Todos Pela Alfabetização (Topa), “o objetivo do curso foi esclarecer que hoje existe uma gama de alimentos sendo processados e preparados especialmente para este público e para o grupo de pessoas que possui restrições alimentares, como diabéticos, hipertensos e doentes celíacos”, explicou a professora.
Na sexta-feira, 17, foi realizada a oficina “Contação de Histórias” conduzida pelo Programa de Incentivo à Leitura (Proler/Uesb), que atraiu para o auditório do Sebrae crianças de escolas públicas do município, demonstrando a importância da leitura por meio da literatura infantil. Também como parte da programação da Uesb no estande da Sebrae, teve início hoje do curso teórico e prático de Libras “Vendo Vozes”, que continua com suas atividades até domingo.




































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário