quinta-feira, 1 de setembro de 2011




Agricultores familiares de Caatiba visitam a UESB



Produtores rurais de agricultura familiar do município de Caatiba realizaram uma visita ao campus da UESB de Itapetinga para conhecer a estrutura e aprender como melhorar a produção. A visita faz parte das ações do projeto mais recente desenvolvido pelo coordenador de extensão da universidade em Itapetinga, professor Ronaldo Vasconcelos, e envolveu o levantamento de dados e estudo a respeito da comunidade de agricultores familiares “Serra Pelada”.
 A pesquisa tem por objetivo, verificar a potencialidade de produção agrícola desta região rural, para que seja feito um beneficiamento. De acordo com o professor Ronaldo, “nos encontros entre representantes da UESB, da Prefeitura Municipal de Caatiba e membros da Associação de produtores, ficou determinado que as ações conjuntas fossem destinadas ao melhoramento da produção de mandioca, para a fabricação de farinha e seus derivados, e para a apicultura. Pois apesar de estar em uma região que tem um período de seca, o verde da vegetação é constante e a florada permite o desenvolvimento destas atividades. Mas os produtores vão discutir sobre outras prioridades que possam vir a ter”.


Da direita para a esquerda, Maria Márcia e Eliete
Para a presidente do Sindicato Rural de Caatiba, Maria Márcia Viana das Virgens, “a parceria entre a Secretaria de Agricultura, o Sindicato Rural e a Universidade é fundamental para melhorar a qualidade de vida desta comunidade de agricultores familiares. A Uesb se dispôs a ajudar a melhorar a vida das famílias de produtores desde a gestão do professor Abel Rebouças, e continuando com o professor Ronaldo”. Ainda de acordo com Viana, “mais que o apoio, a universidade deu a oportunidade de trazer os produtores até ela. Sabemos que o objetivo da instituição é formar os profissionais que vão trabalhar com esses produtores, mas muitas vezes, estes não têm a oportunidade de conhecer os meio onde esses profissionais estão aprendendo para trabalhar com eles. Então, é uma oportunidade ímpar trazê-los para dentro da instituição”.
Roberto Melo do Santos
As ações desenvolvidas pela universidade mudaram a vida de agricultores familiares da região, como Roberto Melo dos Santos, membro da comunidade “Serra Pelada”, que diz se sentir “valorizado em ter o apoio da universidade, e confiante de que iremos produzir mais e com qualidade”. Mas para Viana, a transformação é ainda mais profunda, “a ida dos alunos até os produtores e a vinda deles até aqui, faz com que eles tenham uma visão de mudança dentro do que foi trabalhado como cultura ao longo de uma vida inteira”, explica. De acordo com a presidente da Comunidade Agrícola de Serra Pelada, Eliete de Souza Almeida, “o apoio da universidade veio em boa hora, estávamos precisando de ajuda para uma melhoria na vida das famílias, que são muitas e não possuem recursos. E este projeto desenvolvido pela Uesb foi recebido por nós como uma possibilidade de melhoria da nossa renda e de nossa estrutura de produção”.

 Com relação à comunidade Serra Pelada, explica Vasconcelos, “foram favorecidos pela riqueza natural do local, o qual conta com abundância de água, vegetação, luz e água, uma estrutura já pronta e apropriada para o desenvolvimento dos trabalhos, contemplando as necessidades levantadas na pesquisa de campo. Acredito ser fundamental um estudo sobre a comunidade aonde a universidade vai estar inserida, e é o que estamos fazendo agora em Caatiba”. Para Viana, “a realização desse projeto vai ajudá-los a melhorar o cultivo, a comercialização, a produção, vai gerar renda e melhorar a qualidade de vida destas pessoas dentro da cadeia produtiva, das potencialidades das culturas que existem em nosso município”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário